Notícias

Nota de pesar pela morte da professora Maria Célia da Silva Porto

01/03/2021

Ao tempo em que deixamos nossa solidariedade à família e às amigas/os da professora Célia Porto, também expressamos nossa preocupação com as dificuldades atuais de acessar a rede de cuidados em saúde


A ABEPSS, gestão 2021-2022 “Aqui se respira luta!”, manifesta tristeza pelo falecimento da Professora da Faculdade de Serviço Social (FSSO/UFAL), Maria Célia da Silva Porto, ocorrida no sábado, 27, após complicações de saúde.

A professora Célia Porto, como era mais conhecida, possuía graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (1983); mestrado (1996) e doutorado (2005) em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco.

Atuava em estudos com os seguintes temas: Estado Assistencialista; Política Social; Terceiro Setor; Neoliberalismo. Certamente, por todo o conjunto de suas contribuições, seu legado deixa marcas importantes na luta em defesa do projeto ético-político do serviço social brasileiro.

Ao tempo em que deixamos nossa solidariedade à família e às amigas/os da professora Célia Porto, também expressamos nossa preocupação com as dificuldades atuais de acessar a rede de cuidados em saúde, no contexto em que os serviços estão restritos e com a possibilidade de mais cortes de recursos, o que coloca em risco as condições de acesso universal ao direito à saúde, com impactos significativos para a população, e em particular para as trabalhadoras.

Nesse momento de tristeza, reafirmamos que nosso luto é luta!

Voltar