Notícias

Nota de pesar pelo falecimento da Assistente Social e Prof Dra. Safira Bezerra Ammann

15/09/2022

Safira foi assistente social, militante, professora, que contribuiu com o Serviço Social brasileiro e com as lutas populares no Brasil e no mundo


A ABEPSS recebeu hoje a triste notícia do falecimento da Professora Doutora Safira Bezerra Ammann. Assistente social, militante, professora, que contribuiu com o Serviço Social brasileiro e com as lutas populares no Brasil e no mundo.

Autora de livros e artigos que se tornaram referência, pioneira no debate crítico do Desenvolvimento de Comunidade, deixa um legado intelectual e de prática militante a todos.

Trabalhou no Ministério da Educação, foi professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Universidade de Brasília e da Université de Fribourg, na Suíça, muito contribuiu e deixou sua marca por onde passou. Recebeu títulos no Brasil e no Exterior por sua capacidade de articular teoria e realidade no debate intelectual e político.

Para a ABEPSS foi sempre uma professora aguerrida, participando ativamente da construção democrática dessa entidade, a professora Safira somou-se ao grupo que na Convenção da ABESS de 1979, em Natal, elaborou a proposta do currículo para o Serviço Social. Contribuiu muito na construção e institucionalização da área de Serviço Social junto ao CNPq, como redatora do texto "Avaliação & Perspectivas", em 1982, fundamentando a construção da área na agência, um marco histórico nos avanços do Serviço Social como profissão que produz conhecimento.

Aos amigos e familiares nossos sinceros sentimentos, Safira Presente!
 
Brasília, 15 de setembro de 2022.
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
Gestão Aqui se Respira Luta!

 
Clique aqui para confira o PDF da nota.

Voltar