Notícias

Nota de pesar pelo falecimento de Mônica Maria Torres de Alencar

29/03/2022

ABEPSS agradece as contribuições da professora, reconhece a importante trajetória e sua contribuição para o Serviço Social


A ABEPSS vem a público manifestar profunda tristeza e pesar pelo falecimento de Mônica Maria Torres de Alencar, assistente social e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Monica formou-se em serviço social em 1988, na Universidade Estadual do Ceará. Desde então, vem contribuindo para a formação de assistentes sociais, mestres e doutores em Serviço Social. Mestra (1994) e doutora (2005) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu importantes pesquisas e publicações nas áreas de serviço social, trabalho, família e questão social.

A ABEPSS reconhece e agradece sua contribuição à entidade, quando compôs a ABEPSS Leste durante o biênio 2011 - 2012 “Reafirmar conquistas e permanecer na luta”.

Mulher forte, coerente, sensível e lutadora, nos últimos anos a professora dedicou-se a apurar seu olhar e sensibilidade através da fotografia, integrando o Coletivo Questão Social em Foto, vinculado à Faculdade de Serviço Social da UERJ. Com leveza, sensibilidade e beleza, Mônica conseguiu traduzir por meio de imagens as desigualdades socioeconômicas e as lutas e resistências da classe trabalhadora. 

Em 2017, na revista Em Pauta nº 39, Monica publicou uma parte de seu trabalho fotográfico belo e sensível, intitulado “Mãos que trabalham”, que muito contribui para aprofundar as reflexões acerca do processo de especialização que as mãos sofreram no processo de desenvolvimento do homem.

A ABEPSS agradece as contribuições da professora, reconhece a importante trajetória e sua contribuição para o Serviço Social.

Um abraço solidário aos familiares, amigos e colegas de trabalho.

29 de março de 2022

Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
Gestão 2021-2022Aqui se Respira Luta!

Voltar