Notícias

Nota pública em solidariedade e defesa dos docentes demitidos pela Emescam-Vitória

07/12/2021

Entidade exige a imediata reincorporação, valorização e defesa dos docentes demitidos pelo caráter importante e estratégico

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) vem a público manifestar sua solidariedade e defesa de três docentes recentemente demitidos pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), dentre eles uma assistente social, que estava no cargo de coordenação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (Mestrado). As demissões ocorreram há duas semanas, exatamente, antes do término do semestre letivo 2021.2, com aulas e orientações em andamento, inclusive com defesas de dissertação agendadas para os dias subsequentes.

As demissões ocorreram logo após concluído o relatório de avaliação quadrienal enviado à CAPES pelo Programa, com o objetivo de elevar a qualidade desse mestrado. A elaboração do material remetido à avaliação resultou de grande esforço coletivo de docentes, sob a coordenação da assistente social demitida, a qual foi contratada, em 2019, exatamente para cumprir a finalidade de contribuir para a reversão da ameaça de descredenciamento do Programa.

Exigimos a imediata reincorporação, valorização e defesa dos docentes demitidos pelo caráter importante e estratégico que, até então, o Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local tem exercido para a formação pós-graduada na área de Serviço Social e na inserção social local e regional para o desenvolvimento científico e técnico do país.

Brasília, 03 de dezembro de 2021
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
Gestão 2021-2022 – Aqui se Respira Luta!

Clique aqui e confira a nota em PDF.