Notícias

Participe da Marcha Virtual Pela Vida nesta terça, 9

08/06/2020

Movimento, que será online, tem o objetivo de gerar uma mobilização de todos os setores da sociedade no enfrentamento à Covid-19


Nesta terça-feira, 9, associações e entidades de diversos setores da sociedade e que integram a Frente Pela Vida, farão a Marcha Virtual Pela Vida, nas redes sociais. A ideia é promover uma mobilização usando as mídias sociais como forma de chamar a atenção dos brasileiros para o fortalecimento dos valores fundamentais para que a sociedade tenha condições de enfrentar a pandemia de coronavírus: a vida, a saúde e o SUS, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a educação.

O objetivo é gerar uma mobilização de todos os setores da sociedade tendo como base os pilares do movimento Frente Pela Vida. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma das entidades que integram a frente, e por conseguinte, a ABEPSS também integra e apoia a iniciativa. 

A manifestação contará com atividades locais e regionais de entidades, instituições e organizações de todos os setores na parte da manhã, e debates virtuais de âmbito nacional, na parte da tarde, com a participação de cientistas, personalidades, gestores públicos e artistas.

Além dos debates online, as entidades promoverão um tuitaço, das 12h às 13h, com a hashtag #MarchaPelaVida.

Às 16h será realizado um ato político com a apresentação dos pontos essenciais defendidos na Declaração “Marcha Pela Vida”, endereçada a parlamentares.

A manifestação se encerra com apresentações culturais online transmitidas das 18h às 19h.

Os participantes da Marcha Virtual pela Vida também poderão mostrar na internet onde estão se manifestando em tempo real, através do aplicativo Manif.app, ferramenta criada na França e que já vem sendo utilizada no País para manifestações em tempos de coronavírus. Muito simples de navegar, o aplicativo permitirá que as pessoas mostrem seu apoio à manifestação por meio de um avatar, obedecendo as recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19.

Confira a programação:

Manhã: Atividades setoriais/locais associadas ao tema VIDA (webinars, etc.)

Manhã – até 12h: Atividades organizadas pelas entidades e movimentos, como webninars, e mobilizações nas suas próprias redes sociais 
12h-13h: Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida 

12h: Manifestação virtual em Brasília, com avatares (Manif.app) 

13h-15h: Painel online de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos da Declaração “Marcha pela Vida”; 

16h: Ato político de apresentação pública dos pontos essenciais da Marcha; 

18h-19h: Programação cultural 

Como participar 

Além do tuitaço e da manifestação virtual com avatares, todas as sociedades, associações, organizações e entidades da sociedade civil, bem como todos os setores e movimentos sociais, poderão organizar atividades associadas ao tema VIDA e em conexão com os pontos centrais do documento-base, a declaração Marcha pela Vida no período da manhã do dia 9 de junho. 

As entidades poderão fazer a adesão à Marcha no site oficial da Marcha. O movimento convida todos a fortalecerem o evento da Marcha Virtual pela Vida no Facebook e postarem vídeos curtos com declarações sobre a importância de aderir à Marcha Pela Vida ao longo desta semana em suas próprias redes sociais, assinalando a #MarchaPelaVida. 


Veja o manifesto da Frente Pela Vida
 
O Brasil vive uma grave crise – sanitária, econômica, social e política – exigindo de toda sociedade, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, baseada na democracia e na busca de soluções conjuntas para o bem comum de toda a população.

O país é hoje o epicentro da pandemia da covid-19 na América Latina. Temos a maior taxa de transmissão da doença, o segundo maior número de casos no mundo e a maior taxa diária de mortes, mesmo sem considerar a comprovada subnotificação. Vivemos uma situação de gravíssima emergência em saúde pública, com mais de 400.000 infectados já notificados e ultrapassamos 25.000 mortos.

A Frente pela Vida, para a qual todos os setores da sociedade brasileira estão convidados a participar, está baseada nos seguintes pilares:

Com informações da Marcha Virtual Pela Vida. 

Voltar