Notícias

Primeira live do ABEPSS AO VIVO reúne mais de 8 mil pessoas

17/06/2020

Encontro virtual discutiu a crise do capitalismo, a pandemia de Covid-19 e o Serviço Social. A próxima live será no dia 23 de junho, às 19h30 (horário de Brasília), com o tema “Questão Social" e Precarização do Trabalho no Brasil

Na noite dessa terça-feira, 16, a ABEPSS realizou a primeira live do projeto ABEPSS AO VIVO, que discutiu a crise do capitalismo, a pandemia e o serviço social. Mais de 8 mil pessoas de todo o País e do exterior acompanharam o evento no Facebook e no canal do YouTube da associação. 

Participaram da live a presidente da ABEPSS, Esther Lemos (UNIOESTE-PR), a presidente do CFESS, Elizabeth Borges (UFBA), e a representante da Coordenação Nacional da ENESSO (UFSC), Júlia Isotton. O encontro foi mediado por Rodrigo Teixeira, da UFF de Rio das Ostras-RJ.

Além das mais de 8 mil visualizações do encontro, a live também recebeu muitos comentários positivos de estudantes de graduação e pós-graduação, assistentes sociais e professores. Também foram feitas perguntas aos participantes pelo chat. 

Durante o encontro, a presidente da ABEPSS destacou que a pandemia evidenciou ainda mais os conteúdos que expressam as Diretrizes Curriculares construídas coletivamente pela entidade no início dos anos 1990 e aprovadas em 1996, a centralidade do trabalho e as expressões da "questão social" evidenciadas na contradição entre o capital e o trabalho. “A pandemia coloca para a gente a questão objetiva da necessidade de fazermos o enfrentamento da questão social, entendida também no campo da questão racial”, destacou.  
 
Esther Lemos defendeu a ciência e também a educação, no enfrentamento ao obscurantismo e ao negacionismo impetrados pelo atual governo na sociedade. 
Em relação ao trabalho dos assistentes sociais nesse período de pandemia, a presidente do CFESS, Elizabeth Borges, destacou que a categoria tem sido afetada diretamente pela pandemia, e que o conselho federal vem elaborando formas de atuação e enfrentamento aos efeitos da pandemia. No encontro, Borges ainda ressaltou os compromissos da nova gestão do CFESS, que teve início no dia 15 de maio, com a posse da diretoria na gestão "Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social". 

A contradição entre ensino remoto e presencial também foi discutida na live. A representante da Coordenação Nacional da ENESSO Júlia Isotton (UFSC) destacou que está em curso uma mercantilização da educação, realizada pelos oligopólios da educação privada. Isotton reforçou ainda a importância da universidade e do ensino presencial. “Aceitar o ensino remoto seria ignorar o ensino e aceitar a mercantilização da educação”, pontuou. 

Clique aqui e confira tudo o que foi discutido na live! 

ABEPSS AO VIVO

No encontro, a presidente da ABEPSS também destacou a importância do projeto ABEPSS AO VIVO em meio à pandemia, e explicou que a ação é de fato para conectar pessoas. 

“Esse projeto é um esforço de toda a gestão da ABEPSS em articulação com o CFESS e conselhos regionais e também com a ENESSO. Nesse contexto que a gente está vivendo, de extrema dor e sofrimento, esse projeto vem para conectar”, disse Lemos.  

De junho a novembro serão realizadas mais 13 lives, que vão acontecer sempre às terças-feiras, com dia e horário com ampla divulgação para que as/os interessada/os possam se planejar para acompanhar as transmissões. 
Para a realização, a ABEPSS criou uma comissão organizadora com profissionais integrantes de sua diretoria, membros dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs) e profissionais da área da Comunicação Social. Após a transmissão, os vídeos das lives ficarão disponíveis na TV ABEPSS no site da entidade e no Youtube.

A próxima live será no dia 23 de junho, às 19h30 (horário de Brasília), com o tema “Questão Social e Precarização do Trabalho no Brasil”. Confira abaixo mais informações e agende-se!
 

Voltar