Notícias

Regionais da ABEPSS realizam planejamentos e definem prioridades

12/05/2023

Norte, Nordeste e Leste realizaram seus respectivos planejamentos em abril


Reunião da regional Norte

Em abril, as regionais da ABEPSS Norte, Nordeste e Leste realizaram seus respectivos planejamentos. As discussões foram baseadas nas decisões tomadas em âmbito nacional. Assim como definido no planejamento da Executiva Nacional da associação, o debate da questão étnico-racial também será seguido como pauta prioritária pelas regionais. 

Outras pautas são a apropriação e capilarização da Política de Comunicação da ABEPSS, as ações voltadas para a graduação, como o debate da curricularização da extensão e, no âmbito da pós-graduação, criar e fortalecer o Fórum de Coordenadores de Pós-graduação. Foram debatidas também a articulação e participação nas Comissões de Formação Profissional dos CRESS e nas Comissões Temporárias da ABEPSS. 

Os encontros das respectivas regionais foram realizados de forma online. A atividade da regional Norte foi realizada no dia 13 de abril. A vice-presidenta, Teresa Cristina Moura Costa (UFPI), ressalta que o planejamento começou a ser desenvolvido em janeiro, e o objetivo é dar prosseguimento ao trabalho que já vinha sendo realizado. 

Teresa reforça que as discussões do planejamento tiveram como ponto de partida a leitura do Relatório da Gestão “Aqui se respira luta” e a Carta de Proposta da atual gestão “Em luta, seguimos atentas e fortes! Luciana Cantalice, presente!”.

Entre as ações de fortalecimento do âmbito institucional, Teresa reforça que a regional consolidará o processo de filiação das UFA´s Unitins (Universidade Estadual do Tocantins) e Universidade Estadual de Roraima (UERR), assim como ampliará o diálogo com as UFA´s públicas da região na perspectiva de expansão dos cursos presenciais públicos. No âmbito das Relações Internacionais, a regional terá como prioridade a interlocução na pesquisa e na articulação política com os países amazônicos. 

“A estratégia construída na Região será, inicialmente, o mapeamento das Escolas e cursos de graduação e pós-graduação presentes nesses países e posterior diálogo na perspectiva de construção de parcerias em pesquisa e articulação política”, destaca Teresa. 

Sobre os desafios, a vice-presidenta da regional Norte destaca que é prioritária a articulação com o segmento estudantil e com os cursos de pós-graduação. “Entre os desafios, compreendemos que a articulação com a ENESSO e com os cursos de pós-graduação, assim como a organização e articulações políticas para enfrentamento aos processos de mercantilização do ensino superior e de hibridização da formação estão no horizonte das questões que precisaremos enfrentar”. 

Reunião da regional Nordeste.
Nordeste
Segundo a vice-presidenta da ABEPSS da regional Nordeste, Andrea Alice Rodrigues Silva (UFRB), as discussões da regional também foram pautadas pelas deliberações nacionais. A reunião ocorreu nos dias 17 e 18 de abril. Participaram do encontro as UFA’s da região, docentes, discentes e representações de conselhos regionais e de supervisão de campo. “Realizamos nosso planejamento com base nas prioridades da nacional. Somos uma só gestão apesar das particularidades, logo não tem como esse diálogo não acontecer”, destaca. 

Entre os desafios da regional, Andrea afirma que está em “desenvolver as ações pensadas e dialogadas de forma coletiva com todos representantes da regional, capilarizando e descentralizando as demandas”. 

Leste 
Assim como as demais regionais, a regional Leste também reafirmou, nas deliberações, as pautas adotadas nacionalmente. “A partir das prioridades que foram aprovadas  nacionalmente, fomos definindo nossa participação e também ações específicas considerando a realidade e demandas dos estados de ES, MG e RJ”, destaca a vice-presidenta da ABEPSS da regional Leste, Juliana Melim (Ufes). 

A reunião da regional leste foi realizada no dia 18 de abril, e foram convidadas as UFAs filiadas (coordenações de cursos, de estágio e pós-graduação, estudantes de graduação e pós) e os Conselhos Regionais de Serviço Social. 

Sobre a pauta prioritária, Juliana Melim reforça que a regional reafirmou o debate da questão étnico-racial. “Essa centralidade expressa o acúmulo histórico da ABEPSS e o compromisso da atual gestão com a história, as profissionais que trilharam esse caminho na entidade e com o tempo presente que exige o combate radical ao racismo nas suas mais diversas manifestações. O eixo definido no planejamento nacional, será também o orientador das ações regionalizadas”, destaca.

A vice-presidenta da regional Leste destaca também a importância da articulação “com o Conjunto CFESS/CRESS e a ENESSO no sentido de “mesmo envoltas a tempestade, podermos segurar entre os dentes a primavera”, destaca.
 

Reunião da regional Leste.

Voltar