Notícias

XVII ENPESS reune mais de mil pessoas na UERJ

23/12/2022

Evento é o principal encontro acadêmico científico da área de Serviço Social de reconhecida relevância nacional e internaciona


Emocionante e revigorante! Após um hiato de quatro anos devido à pandemia da Covid-19, ocorreu, entre os dias 14 e 17 de dezembro, presencialmente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na capital fluminense, o XVII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, o ENPESS. A edição teve como tema “Questão Social, Pandemia e Serviço Social: em defesa da vida e de uma educação emancipadora”.

O evento reuniu mais de mil pessoas, e foi marcado por uma programação diversa, com inúmeras atividades, como apresentações de trabalhos (oral e pôsteres), lançamento de livros, atividades culturais, o fórum de supervisão de estágios e uma conferência com movimentos sociais de esquerda. 

O ENPESS é o principal encontro acadêmico científico da área de Serviço Social de reconhecida relevância nacional e internacional, e a 17ª edição trouxe novidades importantes, como a realização de atividades remotas, nos dias 7 e 8 de dezembro - disponível na TV ABEPSS, o lançamento da plataforma antirracista e o espaço para crianças, que proporcionou às/aos responsáveis por crianças a participação no evento.

"O ENPESS foi um momento muito importante. A inovação de realizar momentos remotos e momentos presenciais, foi uma decisão acertada da comissão organizadora, que permitiu não só ampliar o acesso, mas garantir condições sanitárias para que as pessoas se locomovessem o mínimo possível. No ENPESS, tivemos ampla participação, tivemos trabalhos, mesas coordenadas, apresentação oral e pôster,lançamento de livros e atividades culturais, o fórum de supervisão de estágio e uma mesa de encerramento com os movimentos sociais de esquerda”, destaca o presidente da ABEPSS, Rodrigo Teixeira. 

Atividades remotas - 7 e 8 de dezembro
Nos dias 7 e 8 de dezembro, ocorreram as atividades remotas do XVII ENPESS. As transmissões foram realizadas pela TV ABEPSS (YouTube). No dia 7, foram realizados os colóquios de graduação e de pós-graduação, respectivamente. Clique aqui e assista.

No dia 8, foram realizados debates sobre pesquisa e relação com agências de fomento e a discussão sobre a contribuição da ABEPSS nas frentes em defesa da saúde, da educação e da assistência social e o debate sobre a Política de Comunicação da ABEPSS. Clique aqui e assista. 

Atividades presenciais - Dia 14 de dezembro 
O primeiro dia de atividades do XVII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, o ENPESS, realizado na quarta-feira, 14, foi marcado por emoções e reencontros. A mesa de abertura do evento contou com a participação de representantes do CFESS, da ENESSO e da UERJ. 

Após o início do evento, foi realizada a conferência de abertura, o fórum de supervisão de estágios, o lançamento da plataforma antirracista, que já está disponível no site da ABEPSS, e também foi lido uma Carta Compromisso da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo ao processo eleitoral das entidades do Serviço Social - ABEPSS e Conjunto CFESS-CRESS.

O primeiro dia também foi marcado por apresentação cultural, lançamento de livros e uma homenagem à professora Marilda Iamamoto pelos 40 anos da publicação do livro “Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica” - em co-autoria com Raul de Carvalho. Também foi feita uma homenagem à professora Luciana Cantalice (UFPB), falecida recentemente.

As atividades do primeiro dia foram transmitidas e estão disponíveis no canal da ABEPSS no YouTube. Clique aqui e confira.

Atividades presenciais - Dia 15 de dezembro 
O segundo dia de atividades foi marcado por apresentações (oral e pôsteres) de trabalhos e pela realização das 25 mesas coordenadas e a II Mostra Audiovisual "Marielle Franco, Presente!". Clique aqui e confira fotos. 

Atividades presenciais - Dia 16 de dezembro 
No terceiro dia de evento, sexta-feira, 16, foram realizadas as mesas temáticas dos Grupos de Trabalho (GTPs) da ABEPSS e a conferência e a mesa de encerramento. 

Durante a mesa de encerramento, o presidente da ABEPSS, Rodrigo Teixeira, agradeceu ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e ao Departamento de Serviço Social da UERJ, pelo apoio à XVII edição do ENPESS. Clique aqui e assista às atividades pela TV ABEPSS. 



Atividades presenciais - Dia 17 de dezembro 
No sábado, 17, foi realizada a Assembleia Geral da ABEPSS que, entre outras deliberações, aprovou as contas da atual gestão e elegeu a nova diretoria da associação para o biênio 2023/2024. 
 
A chapa única "Em luta, seguimos atentas e fortes! Luciana Cantalice, presente!" foi eleita com 99% dos votos válidos. A chapa tem como presidenta, agora eleita, a professora Erlênia Sobral do Vale, da Universidade Estadual do Ceará. A gestão tomou posse na assembleia, e assume a entidade a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

A presidenta eleita, Erlênia Sobral do Vale, após a votação, destacou que a chapa tem a memória de Luciana Cantalice (UFPB), que faleceu precocemente, em novembro. "A gente trouxe para a nossa chapa essa memória e esforço coletivo que ela fez de aglutinar pessoas. A gente está trazendo representantes do Brasil inteiro”, disse. 

A atual gestão “Aqui se respira Luta!” (2021/2022) realizou a prestação de contas, que foi aprovada pelas/os delegadas/os presentes na reunião. O parecer do Conselho Fiscal foi positivo e apontou pela aprovação das contas.
 
“A gestão ‘Aqui se respira luta teve’ o compromisso e responsabilidade econômica e financeira com as contas da ABEPSS. Resultado disso é que deixamos dinheiro em caixa para que a próxima gestão possa realizar os pagamentos fixos no próximo período”, destaca o presidente da ABEPSS, Rodrigo Teixeira. 
 
Clique aqui e saiba mais sobre a assembleia. 
Clique aqui e confira a cobertura fotográfica. 
Link para a TV ABEPSS. 

 

Voltar