Notícias

Campanha "Graduação em Serviço Social: só se for legal, crítica e ética" está no ar. Participe!

07/05/2019

A iniciativa é do Fórum Nacional e tem o objetivo de reafirmar as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Serviço Social, os princípios éticos expressos no Código de Ética e as conquistas da Lei nº 8.662/1993 que regulamenta a profissão


No atual contexto marcado pela regressão de direitos e acirramento dos ataques às universidades públicas federais, o conjunto CFESS/CRESS, a ENESSO, a ABEPSS e as Instituições de Ensino Superior filiadas à associação vêm a público apresentar a Campanha: “Formação com qualidade é Educação com direitos para você! Graduação em Serviço Social: só se for legal, crítica e ética”. Essas instituições fazem parte do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com qualidade em Serviço Social, que é o realizador da campanha.

A iniciativa tem o objetivo de reafirmar as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Serviço Social, os princípios éticos expressos no Código de Ética Profissional do/a Assistente Social e as conquistas da Lei nº 8.662/1993 que regulamenta a profissão.

Além disso, diante da proliferação de oferta de cursos ilegais, alertar a sociedade e, particularmente as/os interessadas/os na formação profissional em Serviço Social, para que lutem pelo direito à educação com qualidade.

"Conclamamos a categoria profissional, assistentes sociais no exercício da docência, na política de educação e demais políticas sociais,  estudantes de Serviço Social e a sociedade a lutarem pelo direito à educação com valores emancipatórios, incompatíveis com os interesses mercantis. A lutarem por uma educação referenciada nos interesses das classes trabalhadoras e contra toda forma de preconceito e discriminação. Uma educação que fortaleça os direitos sociais e humanos universais, bem como os sistemas e instituições democráticos a serviço da justiça social e da igualdade", convoca a presidente da ABEPSS, Esther Lemos.

Clique aqui e confira o cartaz da campanha!

Saiba mais sobre o fórum e a construção da campanha

O Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com qualidade em Serviço Social foi criado em 07 de novembro de 2017, na cidade de Niterói/RJ. Esse espaço é fruto do processo organizativo acumulado desde 2008, no âmbito do Conjunto CFESS/CRESS, com a participação da ABEPSS e da ENESSO, no Grupo de Trabalho (GT) Trabalho e Formação.

O fórum nasceu a partir da compreensão de que suas ações, unificadas através do Plano de Lutas, tinham a necessidade de ganharem capilaridade, tanto no interior do país quanto de cada entidade.

Reconhecendo que as entidades possuem naturezas, estruturas organizativas, tempo de gestão e espaços decisórios distintos, houve a reconhecimento da necessidade de se criar um novo espaço.

Seguindo essa direção, em 2017, por ocasião da Oficina Nacional da ABEPSS, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), foi criado o fórum como espaço aberto de organização política, com o objetivo de criar consensos na construção de ações na defesa da formação e do trabalho com qualidade no Serviço Social. O seu foco é a defesa da educação como direito e a oposição aos processos de privatização e mercantilização da educação.

Em sua terceira reunião, realizada no dia 2 de dezembro de 2018, a proposta de realização de uma Campanha Nacional pela qualidade da Formação Profissional foi apresentada pelos participantes. Ela foi encaminhada e aprovada na reunião do fórum realizada no dia 11 de abril de 2019, em Brasília (DF).

Voltar