Notícias

Reunião em Brasília debate a formação de qualidade em Serviço Social

19/04/2019

O encontro contou, ainda, com discussões sobre os subsídios étnico-raciais no âmbito da formação em Serviço Social 

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) participou da 4ª reunião do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social que tratou, entre outras questões, da “Campanha Nacional pela Formação com Qualidade em Serviço Social”.

A reunião foi realizada no dia 11 de abril, no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB). A Abepss, juntamente com a Enesso e o CRESS-RJ, está  na coordenação executiva do Fórum que antecedeu ao III Encontro Nacional de Educação (ENE), que também foi realizado em Brasília. Saiba mais sobre o III ENE.
 

Na abertura da reunião, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e secretária-geral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-Sindicato Nacional), Eblin Joseph Farage, contribuiu com uma análise de conjuntura e expôs aspectos da política de educação e os desafios para a categoria. Entre os participantes do Fórum, estavam representados 14 estados mais o distrito federal.

Pauta
Em seguida, a reunião tratou das demais pautas. A arte da “Campanha Nacional pela Formação com Qualidade em Serviço Social” foi apresentada, assim como seus objetivos. “Esta campanha é fruto da mobilização da categoria na defesa da educação como direito e não como negócio lucrativo. A qualidade da formação profissional rebate diretamente na qualidade dos futuros serviços prestados à população e para a Abepss esta é uma defesa central", explicou a presidente Esther Lemos.

Além disso, discutiu-se a implementação dos subsídios étnico-raciais no âmbito da formação em Serviço Social. Este documento foi produzido pela gestão passada da Abepss e a gestão atual dará continuidade ao trabalho em articulação com Enesso e a Campanha Nacional do conjunto CFESS/CRESS "Assistentes Sociais no combate ao racismo".

A reunião contou, ainda, com encaminhamentos para a ampliação do debate sobre a "preceptoria" na graduação, assim como o "estágio na pós-graduação", evidências que expressam a precarização das relações e condições de trabalho na atualidade.

O próximo encontro ficou agendado para ocorrer na véspera da Oficina Nacional da Abepss marcada para os dias 12 e 14 de dezembro de 2019, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), em Campinas, São Paulo.

Fórum
O Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social debate ações de enfrentamento à precarização do trabalho e do ensino de graduação presencial e à distância em Serviço Social. A entidade reúne integrantes das comissões de Formação do CFESS, dos CRESSs, bem como integrantes da Abepss, Enesso, das instituições de ensino superior, centros e diretórios acadêmicos, entidades diversas e movimentos que atuam em defesa da educação como um direito.

Voltar