Notícias

Docentes e estudantes da Uece organizam mobilização contra falta de docentes

08/12/2023

Universidade Estadual do Ceará sofre com o baixo quantitativo para atender as demandas docentes


Os segmentos estudantis e docentes do Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o apoio de organizações da área, como a ABEPSS, foram à luta em defesa da própria universidade e da qualidade da formação profissional da/o Assistente Social na instituição. A ação, uma Jornada de Luta, foi motivada pelo quantitativo insuficiente de docentes para atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão. 

A mobilização ocorreu no dia 23 de novembro, em frente à Reitoria da Uece, no campus do Itaperi. A jornada foi organizada pelo colegiado do Curso de Serviço Social, pelo Centro Acadêmico Livre de Serviço Social, por representante do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e da ABEPSS. 

A falta de quadro docente influencia na oferta de disciplinas, nas demandas da curricularização da extensão, nas orientações de monografia e outras dimensões do trabalho docente que ficam descobertas pela insuficiência de professores na instituição.

A coordenadora do curso de Serviço Social da Uece, a professora Adinari Moreira de Sousa, explica que, atualmente, o curso tem uma carência de 14 docentes. O quadro é formado por 24 professoras/es efetivas/os e 8 professoras/es temporárias/os. 

“Há um quadro de reserva de 5 professores que passaram no último concurso e aguardam serem chamados. Os 8 professores temporários terão seus contratos de 2 anos concluídos em março e abril de 2024. Assim, caso não chamem o quadro de reserva, teremos 45 disciplinas sem professor. Temos que pressionar para chamar os professores do quadro de reserva do último concurso”, destaca ela sobre a insuficiência de docentes. 

Entre as atividades da Jornada de Luta, foi realizada a aula pública com a temática: “Em Defesa de uma Educação Pública de Qualidade”, ministrada pela professora Elevania Moraes (Uece), que é Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS, e pelo bolsista de iniciação científica João Victor, da graduação em Serviço Social. 

“A atividade foi de extrema importância. A organização mobilizou importantes instâncias organizativas do Serviço Social, a saber: CFESS, ABEPSS e Enesso. E a jornada mobilizou estudantes e professores de outros cursos, como medicina, enfermagem, educação física e geografia, que igualmente sofrem com a falta de professores”, destaca a Coordenadora Nacional de Graduação da ABEPSS, Elivania Moraes. 

A Coordenadora Nacional de Graduação também explica que “a partir da luta realizada na Uece, já foram desenvolvidas outras ações, como audiências públicas e reuniões, que caracterizam um estado contínuo de mobilizações para resolver esta grave situação. Foram também mobilizados coletivos e sindicatos dos docentes, o Sindiuece”.

A ABEPSS seguirá acompanhando e somando forças à mobilização pela formação de qualidade em Serviço Social.

Voltar