Projeto ABEPSS Itinerante

O Projeto ABEPSS Itinerante é uma iniciativa de entidade que tem por objetivo “Fortalecer as estratégias político-pedagógicas de enfrentamento à precarização do ensino superior, por meio da difusão ampla dos princípios, conteúdos e desafios colocados para a consolidação das Diretrizes Curriculares como instrumento fundamental na formação de novos profissionais, na direção do plano de lutas em defesa do trabalho e da formação e contra a precarização do ensino superior.”¹

O projeto permitiu capilarizar a ABEPSS juntos as Unidades de Formação Acadêmica (UFA’s), ampliando os debates e reforçando os princípios das Diretrizes Curriculares na direção social que a profissão construiu nos últimos 30 anos.

Uma pesquisa realizada no período de 2005 a 2008 sobre a implantação das Diretrizes Curriculares demonstrou a necessidade de avançar no debate sobre a lógica curricular dessas diretrizes e fortalece-las junto as UFA’s. O contexto de contrarreforma do Estado, políticas neoliberais, avanço do número de escolas de Serviço Social – públicas e privadas – levaram a ABEPSS a construir o Projeto ABEPSS Itinerante como estratégia da defesa da formação profissional de qualidade.

Histórico
Em sua primeira edição o Projeto ABEPSS Itinerante tinha o formato de um curso de aperfeiçoamento em 08 módulos, num total de 60 horas, que ocorreu de setembro de 2011 a novembro de 2012.

O tema central dessa primeira edição foi o fortalecimento da lógica das diretrizes curriculares reforçando a questão social e a ontologia do trabalho como centrais para a formação dos assistentes sociais.

Esse projeto contou com a participação de mais de 400 pessoas entre docentes, discentes, supervisores de campo e acadêmicos, membros da comissão de formação dos CRESS’s em todas as regiões do país.

A ousadia do projeto e sua avaliação indicaram a continuidade de modo permanente, tendo a cada edição um mote diferente, mas sempre reforçando a lógica e os princípios das Diretrizes Curriculares da ABEPSS.

Assim, em 2014, a partir de indicativos da primeira edição o tema central foi o Estágio Supervisionado em Serviço Social. Com o título Estágio Supervisionado em Serviço Social: desfazendo os nos e construindo alternativas.

O formato dessa segunda edição foram oficinas por Estado, com 16 horas de duração, o que permitiu um dinamismo nas ações. Foram realizadas 35 oficinas, em 23 estados, envolvendo aproximadamente 900 pessoas em 63 UFA’s.

Continuidade
A continuidade do projeto se tornou um desafio para a ABEPSS, que assume a tarefa de continuar articulando as UFA’s, a ENESSO, os CRESS’s e o CFESS na elaboração dessa atividade.

Em 2016 a gestão “Ousadia e Sonhos em Tempos de Resistência” realizará a terceira edição do ABEPSS Itinerante, cujo tema será a Unidade Teoria e Prática nos Fundamentos do Trabalho Profissional.

Em breve teremos novidades.
 
¹Síntese do Objetivo Geral das duas edições do Projeto ABEPSS Itinerante 2012 e 2014.