Oficina Nacional da ABEPSS

A Oficina Nacional de Graduação e Pós-Graduação, ou como a chamamos Oficina Nacional da ABEPSS, tem se fortalecido como uma das principais atividades da entidade. Ocorrendo a cada dois anos, sempre no primeiro ano da gestão, as Oficinas expressam momento e espaço fundamental para a articulação e reflexão política e acadêmica entre as diversas unidades de formação, proporcionando, além do aprofundamento de temas candentes à formação profissional em Serviço Social, o estímulo de várias frentes, como a abertura de novas parcerias institucionais, a articulação entre a graduação e a pós-graduação, o intercâmbio de pesquisas e pesquisadores, o diálogo com as representações de Área, dentre outras.

Esse espaço tem se fortalecido como uma das principais frentes que articula graduação e pós-graduação em Serviço Social. Essa articulação revela uma posição da entidade contrária à cisão entre graduação e pós e compreende a construção do conhecimento como movimento de aproximação sucessiva do real, desvendando suas mediações e respeitando cada nível do processo ensino aprendizagem.

As Oficinas Nacionais têm cumprido um papel histórico para a ABEPSS. Temas centrais são debatidos de forma descentralizada, em cada regional do país,  onde se espraiam cada Unidade de Formação Acadêmica, envolvendo os sujeitos da formação profissional, assistentes sociais, professores, estudantes.

Além dos temas centrais, escolhidos no planejamento nacional da ABEPSS, o espaço da Oficina Nacional tem se caracterizado por agregar o Fórum Nacional de Supervisão de Estágio, o debate sobre Formação em Saúde, além das mesas de Graduação e Pós-Graduação.