Gestão e Organização

A ABEPSS é uma entidade de caráter nacional que se organiza a partir de um modelo de gestão democrático e participativo. Todas as deliberações e ações da entidade são discutidas nas oficinas regionais e nacional e, depois, aprovadas em assembleias que se efetivam, via de regra, logo após o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Nas assembleias também são eleitas as diretorias nacional e regionais cujo mandado é de 2 anos.

A direção nacional é composta de um(a) presidente(a), um(a) secretário(a), um(a) tesoureiro(a), um(a) coordenador(a) nacional de graduação docente, um(a) representante discente de graduação e seu respectivo suplente, um(a) coordenador(a) de pós graduação, um(a) representante discente de pós e seu respectivo suplente, de dois (duas)suplentes de direção, seis vices presidentes(as) e um(a) coordenador(a) de relações internacionais.

Cada vice, além de integrar a direção nacional, compõe no âmbito de sua região uma diretoria responsável pela efetivação das ações da entidade nos estados de abrangência da respectiva regional. Nessa diretoria regional participam: um(a) coordenador (a) regional de graduação e dois discentes de graduação - um titular e outro suplente -, um(a) coordenador(a) regional de pós graduação e dois discentes  - um (a) titular e outro suplente -, um(a)  suplente de direção e um representante dos supervisores de campo. 

Atualmente a ABEPSS é dividida em 6 regionais, cuja composição não é a mesma da divisão geográfica do Brasil, ainda que a nominação seja semelhante: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Leste, Sul II e Sul I. Cada estado que integra a regional está descrito nas informações das regionais.

Cada diretoria regional da Associação participa e subsidia o planejamento nacional da entidade. Nesse processo, a partir de sua demanda específica estabelece as ações consideradas como prioridades na sua regional. 

Os fóruns de debate e formação regionais e nacionais da ABEPSS são espaços fundamentais de fortalecimento e consolidação do projeto emancipatório do serviço social brasileiro expresso na sua atual direção ético política. Participe!