Notícias

Documentário "ABEPSS 70 Anos" é lançado em seminário internacional na Espanha

18/10/2017

Ação reforça a dimensão das relações internacionais da ABEPSS, promove um intercâmbio de experiências com universidades de outros países e contribui, ainda, para que mais assistentes sociais conheçam a perspectiva crítica do Serviço Social brasileiro

No dia 10 de outubro, o documentário “ABEPSS 70 Anos” ganhou o mundo. Nesse dia, a obra foi lançada dentro das atividades do “Seminario Internacional e Interunivesitario, Reflexión sobre la influencia de la teoría social marxista y el trabajo social: Brasil y España”, que aconteceu de 2 a 17 de outubro, na Faculdade de Trabalho Social da Universidade de Granada, na Espanha.
 

O coordenador nacional de graduação da ABEPSS, Gustavo Javier Repetti, e os diretores do documentário, Leile Texeira e Rodrigo Texeira, estiveram presentes no lançamento do trabalho. A coordenadora de Relações Internacionais da ABEPSS, Virgínia Alves Carrara, também participou do seminário.

O documentário trata sobre acontecimentos históricos, da virada crítica da profissão, das convenções da associação que marcaram essa virada nos anos 70 e 80, e da construção coletiva das últimas décadas. Clique aqui e saiba mais sobre a obra.

E para o seminário, o documentário “ABEPSS 70 Anos” ganhou legenda em espanhol, produzida por uma equipe de assistentes sociais e professores espanhóis e latino-americanos.
 

Por meio dos depoimentos exibidos no documentário, foi permitido ilustrar aos presentes no evento a importância da teoria social do filósofo e sociólogo Karl Marx para o Serviço Social brasileiro. Além da sua influência na construção das diretrizes curriculares da ABEPSS na direção do seu projeto ético-político. 

Essa ação reforça a dimensão das relações internacionais da ABEPSS, promovendo um intercâmbio de experiências com universidades de outros países. Contribui, ainda, para que mais assistentes sociais conheçam a perspectiva crítica do Serviço Social brasileiro.

Em breve, a associação disponibilizará o documentário “ABEPSS 70 Anos” legendado em espanhol no seu canal do Youtube “TV ABEPSS”. Isso permitirá aos hispanohablantes conhecerem melhor a trajetória da associação.

Clique aqui e saiba mais sobre o seminário.

Voltar