Notícias

Fórum Nacional em defesa da formação legal, crítica e ética se reunirá em Campinas

18/11/2019

O Fórum é um desdobramento do GT de Trabalho e Formação do Conjunto CFESS/CRESS e surgiu em 2017, com o intuito de debater ações de enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e a distância no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES)

Fórum Nacional em defesa da formação legal, crítica e ética se reunirá em Campinas

Legenda da imagem: Coordenação do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social
reunida no dia 30 de outubro, durante o 16° Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) em Brasília

 

*Por Laura Alves do CRESS/RJ

 

O Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social realizará reunião no próximo dia 12 de dezembro junto à programação da Oficina Nacional da ABEPSS, em Campinas - SP. O Fórum é um desdobramento do GT de Trabalho e Formação do Conjunto CFESS/CRESS e surgiu em 2017, com o intuito de debater ações de enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e a distância no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES).

Em tempos de retrocessos de direitos sociais e políticos e de forte processo de fragilização do mundo do trabalho e mercantilização da formação profissional, o espaço de articulação configura-se como uma ferramenta fundamental em defesa do projeto Ético-Político Profissional que, segundo o CFESS, não é estabelecido fora da realidade brasileira.

“O Fórum constitui-se um espaço mais amplo de articulação e ação, que agrega diversos sujeitos da categoria e pode agregar a sociedade de modo geral. No que tange ao projeto Ético-Político, o espaço reafirma o compromisso com os princípios fundamentais do Serviço Social”, destaca a representação do CFESS no Fórum.

Com o objetivo de fortalecer a noção de indissociabilidade entre trabalho e formação profissional, o espaço reúne as entidades nacionais CFESS, ABEPSS e ENESSO, instituições de ensino superior e movimentos que atuam na defesa da educação como um direito humano e, sobretudo, na defesa da formação e trabalho com qualidade.

Para a ABEPSS, as dimensões do trabalho e da formação profissional são indissociáveis e “essa retroalimentação possibilita que a universidade examine e problematize questões e vivências profissionais nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais. Por outro lado, o trabalho só se realiza a partir de uma formação sólida e eticamente orientada. Neste sentido, tal percepção ampla e relacional constitui-se um eixo importante para a defesa e resistência da profissão no país”.

A coordenação do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social foi eleita em 2018 durante o VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social e deve ser composta por, no mínimo, duas entidades nacionais, havendo a possibilidade de uma terceira instituição ser nacional ou regional. Desde o seu lançamento, o Fórum realiza dois encontros anuais, objetivando, com sua continuidade e periodicidade, a efetividade das ações propostas.
 

Um exercício profissional de qualidade exige uma formação de qualidade

Em maio de 2019, foi lançada pelo Fórum a campanha “Formação com Qualidade é Educação com Direitos para Você” — com o intuito de combater a precarização da formação e a ilegalidade de determinadas instituições que, sob a justificativa de ofertarem cursos de graduação a baixo custo, vendem modalidades não reconhecidas pelo MEC.


No último dia 30 de outubro, durante o 16° Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) realizado em Brasília, a coordenação do Fórum Nacional esteve reunida juntamente com outras representações com o objetivo de pensar as próximas estratégias e ações que deverão incidir e reafirmar a Campanha Nacional pelo Brasil afora.


“Nosso objetivo é fortalecer os Fóruns regionais e estaduais já existentes, bem como articular e estimular a criação de Fóruns em novos municípios e estados. A Executiva Nacional de Estudantes em Serviço Social também se implica neste processo participando dos espaços, levando o debate dos estudantes e buscando articulação com movimentos sociais também comprometidos com uma formação crítica, pública, gratuita e de qualidade”, afirmou a ENESSO.


No encontro, ficou definida a organização da reunião que será realizada no mês de dezembro em Campinas, aproveitando a programação da Oficina Nacional da ABEPSS, cuja inscrição pode ser feita através deste link https://bit.ly/2rFiHk0.


As ações e reflexões propostas pelo Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social buscam defender uma formação que se baseie no pensamento crítico e democrático, em contraposição aos interesses mercantis e ideológicos da sociabilidade capitalista.

Voltar