Notícias

Luta pela formação antirracista marca a Oficina Nacional da ABEPSS

13/11/2023

Evento ocorreu em Recife, em outubro, e aprofundou os debates no Serviço Social sobre o assunto


Clique aqui ou na imagem e confira as fotos.

Com representatividade nacional, com a participação de pessoas de 22 estados e o Distrito Federal, a Oficina Nacional da ABEPSS marcou um importante debate público no Serviço Social sobre a “Formação Antirracista e projetos societários no contexto da flexibilização do ensino superior”. O encontro ocorreu entre os dias 27 e 29 de outubro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife-PE. 

“Nossa avaliação é que o evento foi além de nossas expectativas. Foi intensa, com densidade nas mesas e debates, além de um belo e rico momento cultural regado a bons reencontros da categoria. Saímos cientes de nosso papel como categoria  para contribuir nas trincheiras  da luta social e formação acadêmica contra o racismo e sua funcionalidade para o sistema capitalista e seus típicos processos de colonização econômica e cultural”, avalia a presidenta da ABEPSS, a professora Erlenia Sobral (Uece) sobre a Oficina.

39 Unidades de Formação Acadêmica (UFAs) participaram da Oficina Nacional. Erlenia destaca que essa representatividade das unidades é de extrema importância para a capilaridade e adesão do debate. “A participação foi muito representativa, significando um importante momento de retorno do debate público presencial e de um diálogo mais próximo da Abepss e seu legado com as UFAs. Só assim para que os debates tenham capilaridade e adesão, especialmente num momento em que a Educação é flexibilizada aos moldes dos interesses mercadológicos e privatistas”, ressalta. 

Na programação, foram realizadas reuniões do Fórum Nacional de Discentes de Pós-graduação, do Fórum Nacional em Defesa do Trabalho e da Formação Profissional em Serviço Social e dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Serviço Social, bem como uma atividade cultural e uma Mulheragem à Luciana Cantalice. 
 
 
Clique aqui ou na imagem e confira as fotos. 

Ocorreram também os colóquios de graduação e pós-graduação, bem como as mesas de debate, que foram baseadas, sobretudo, sobre o tema da Oficina: "Formação antirracista e projetos societários no contexto da flexibilização do ensino superior".

Atividades da Oficina podem ser acompanhadas no canal da ABEPSS no YouTube. Clique aqui e confira. 

A temática com ênfase na formação antirracista é a pauta prioritária da gestão ABEPSS 2023-2024, que seguirá no ABEPSS Itinerante e no Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), que será realizado em 2024. 

“Sentimos a necessidade do diálogo mais aproximado entre as diretrizes curriculares com o debate das relações étnico raciais, a medida que isto resultou de um acúmulo da categoria e da articulação com o movimento negro. Em nossa análise as discussões foram muito pertinentes na oficina para este avanço rumo a centralidade da relação histórica entre capitalismo e racismo”, explica a presidenta da ABEPSS sobre a temática. 

Sobre a temática, a integrante da Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo Daniela Augusto avalia que a oficina demarca uma luta histórica, mobiliza a categoria para as urgentes mudanças no tempo presente e também deixa o legado para novas gerações de discentes e docentes que poderão avançar no debate. 

“Esta oficina, bem como as oficinas regionais tiveram fundamental importância para demarcar uma pauta histórica no Serviço Social, que é a luta antirracista, a denúncia do racismo presente desde a formação sócio-histórico do nosso país e o confronto com a falácia da democracia racial. Foi resultado da  força e resistência de assistentes sociais negras que há décadas unem esforços para que o debate étnico-racial também seja central, juntamente com as categorias classe e gênero na formação profissional”.

Daniela destaca também que a Frente Nacional de Assistentes sociais no Combate ao Racismo, pontua em seu Manifesto que, desde o  Código de Ética do/a Assistente Social de 1993, que completou 30 anos, já está demarcada a importância da luta contra as opressões, além das diretrizes da ABEPSS. 

“Por compreendermos que essa discussão e posicionamento é fundamental para o fortalecimento do projeto ético político profissional, sobretudo no que tange a direção política, os valores emancipatórios, as relações humanas e contrárias a toda forma de exploração, opressão, preconceito e discriminação - o que pressupõe a construção de uma  sociabilidade livre, emancipada, com justiça social e democracia em sua plenitude. Faz-se necessário, portanto, que as relações étnico-raciais, compreendida como parte intrínseca da formação social brasileira e do capitalismo dependente, sejam permanentemente estudadas e pesquisadas, em articulação com os movimentos sociais, visando a superação da sociedade racializada. É dever do Serviço Social brasileiro se aliar efetivamente a esta luta e buscar incidir contra os impactos do racismo em sua atuação cotidiana”, ressalta a integrante da Frente. 
 

Clique aqui ou na imagem e confira as fotos.

Alojamento estudantil e espaço infantil
A Oficina Nacional da ABEPSS contou com alojamento estudantil, espaço de uso coletivo e de trânsito itinerante fornecido pelo Núcleo de Acolhimento Estudantil (NAE) da UFPE. Foram ocupadas 60 vagas de hospedagem durante a atividade, das 70 disponíveis.
 
Durante a Oficina, com o intuito de viabilizar uma maior participação de todas, todos e todes, foi fornecido o Espaço Criança, que esteve disponível durante todo o período da atividade. 

Para Evelyne Medeiros, professora do Departamento de Serviço Social da UFPE e uma das organizadoras do Espaço, “foi muito significativo, tanto como participante da Oficina quanto como integrante da comissão organizadora, e também como mãe com um filho que participou dessa iniciativa”.

Apoio
Com realização da ABEPSS, a Oficina Nacional contou com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), do Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS-PE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

“Gostaria de registrar nossos agradecimentos às entidades parceiras como o CFESS, ENESSO, CRESS-PE e ainda a força coletiva da entidade e de estudantes e professores da UFPE. Também aos nossos trabalhadores da secretaria e comunicação e trabalhadores das empresas contratadas, imprescindíveis para a oficina ocorrer de forma tão bacana”, agradece Erlenia às/aos apoiadoras/es.

Voltar