Notícias

No Mês de Luta das Mulheres, ABEPSS e GTP lançam nota sobre o 8M

12/03/2024

Confira abaixo a íntegra da nota


 
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), por meio do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão e Resistências de Gênero, Feminismos, Raça/Etnia e Sexualidades, no mês de março em alusão ao 8M, se manifestam no intuito de somar forças às lutas feministas das mulheres em seus territórios, que arduamente reivindicam melhores condições de existência e reprodução social. 

Nós mulheres, em nossa pluralidade, somos trabalhadoras, negras, indígenas, brancas, ciganas, cis, trans, lésbicas, bi, panssexuais,  não binárias, do campo, da cidade, das  florestas, águas, ribeirinhas, quilombolas, de terreiros, artistas, cientistas, professoras, catadoras, em situação de rua, prostitutas e muito mais. Lutamos contra o cisheterossexismo, o feminicídio, as diversas violências e genocídios, o racismo estrutural e suas manifestações, a LGBTQIAPN+fobia e outras opressões. Afirmamos a luta pela vida, pela justiça reprodutiva, pela legalização e descriminalização do aborto, por igualdade de direitos, equidade nas políticas públicas e pela democracia.

A profissão de Serviço Social é constituída, majoritariamente, por mulheres negras, e no cotidiano profissional o perfil das/os usuárias/os tem as marcas expressivas dessa composição social generificada, racializada e pauperizada. Portanto, a necessidade do trabalho e da formação profissional se orientar pela centralidade dos debates de gênero, raça, etnia, sexualidades e classe social, em uma perspectiva feminista, antirracista, anticisheteropatriarcal, anticapitalista, decolonial, antipunitivista e antimanicomial. O que coaduna com o Projeto Ético-Político do Serviço Social ao expressar o compromisso público e político, tanto no Código de Ética quanto nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, na luta por uma nova sociabilidade, livre de todas as formas de exploração, opressão e dominação. 


Março de 2024.

Voltar