Notícias

Nota de Pesar: falecimento da professora e pesquisadora Andréa Almeida Torres

01/09/2019

Ela integrou o Grupo Temático de Pesquisa - GTP Ética e Direitos Humanos da ABEPSS e foi pesquisadora obstinada, desvendando o sistema prisional na defesa do fim das prisões e de uma sociedade verdadeiramente justa e livre 

Nota de Pesar: falecimento da professora e pesquisadora Andréa Almeida Torres

É com imensa tristeza que a ABEPSS comunica o falecimento da professora e pesquisadora Andréa Almeida Torres, ocorrido nesse sábado, 31 de agosto de 2019.

Companheira aguerrida e doce, militou na ABEPSS e em outras entidades da categoria, sempre comprometida com a luta pelos direitos humanos, a ética e contra todo e qualquer tipo de opressão.

Professora dedicada, tornava-se facilmente referência para suas/seus estudantes que neste momento têm expressado fortemente seu afeto por ela com lindas homenagens em suas redes sociais.

Integrou o Grupo Temático de Pesquisa - GTP Ética e Direitos Humanos da ABEPSS e foi pesquisadora obstinada, desvendando o sistema prisional na defesa do fim das prisões e de uma sociedade verdadeiramente justa e livre. Tornou-se referência sobre o tema dentro e fora do Serviço Social, criando o GEPEX-DH na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

Uniu docência, pesquisa e extensão à arte, trazendo sempre poesia e música aos espaços em que militava e ensinava. Passou a ter um programa de rádio para falar de Direitos Humanos.

Mulher alegre, generosa, que lutou pela vida e ensinou aos que lhe rodeavam a alegria de viver.

Deixa um legado de luta e afeto. Deixa saudade e muitas sementes.

A ABEPSS agradece sua participação e militância, se solidariza com a dor de sua família, colegas de trabalho na UNIFESP e ex alunos/as.

Andréa Almeida Torres, presente!

Diretoria da ABEPSS.
.
Nota de pesar enviada pelas professoras Alcina Martins e Rosa Thomé, colegas de Portugal

Lamentamos muito a perda da professora e investigadora de Serviço Social Andrea Almeida Torres. A convite do Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social (CPIHTS), como mestranda de Serviço Social e integrando o NEPEDH (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética Direitos Humanos da PUC/SP), veio participar no Curso Ética Profissional, Direitos Humanos e Responsabilidade Social, realizado em Lisboa, em novembro de 2000, com a Profa. Dra. Lúcia Barroco.

Nesse mês participou ainda no Seminário Serviço Social: Ética, Responsabilidade Social e Projecto Profissional, juntamente com Lúcia Barroco, Carlos Jacques, Maria Augusta Negreiros, Alfredo Henríquez, Cristina Louro, Isilda Neves, Aida Ferreira, Helena Nunes, Jorge Cabral, Mohamed Seck, Fernanda Rodrigues, Teresa Denis e Alcina Martins.

Ressaltamos os seus contributos significativos para o debate da ética e do projeto ético político no Serviço Social Português. As relações de afetividade que manteve ao longo de anos com colegas portugueses são outras marcas que ficam associadas à alegria que sempre manifestava e às lutas que enfrentou pela sua própria vida e por causas político-profissionais.

Coimbra, 12 de setembro 2019.
Alcina Martins e Maria Rosa Tomé
Professoras de Serviço Social no Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra - Portugal  

Voltar