Notícias

Nota de repúdio e indignação às declarações discriminatórias do presidente do CNPq

02/02/2024

Declarações foram feitas em relação ao movimento Parent in Science por este dar visibilidade aos desafios que as mulheres e mães cientistas enfrentam na comunidade acadêmica

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) vem a público externar sua indignação e repúdio às declarações discriminatórias do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em relação ao movimento Parent in Science por este dar visibilidade aos desafios que as mulheres e mães cientistas enfrentam na comunidade acadêmica.

A afirmação de que o movimento "atrapalha muito" (assim como a maternidade), reitera uma visão machista, patriarcal e meritocrática, abstrai as condições desiguais de gênero no processo de reprodução da vida, da produção do conhecimento e ignora o árduo papel que as mulheres cumprem no tocante aos cuidados no âmbito da família, posto pela divisão sexual do trabalho.

A ABEPSS, como entidade composta majoritária e essencialmente por mulheres, acompanha o dilema das que optam pela maternidade no universo acadêmico marcado pelo produtivismo, pelo machismo e o patriarcado e com muita coragem seguem dando destacada contribuição à ciência e ao desenvolvimento do país.

Não ao preconceito e à discriminação!
Respeito aos direitos das mulheres!