Notícias

Nota de apoio à Greve Geral de 30 de junho

28/06/2017

O movimento está sendo construído em unidade por várias centrais sindicais brasileiras

Nota de apoio à Greve Geral de 30 de junho

A ABEPSS, em conjunto com os movimentos sindical, social e popular, vem apoiar e chamar a classe trabalhadora, especialmente assistentes sociais e pesquisadores/as em Serviço Social, à construção e participação militante na GREVE GERAL do dia 30 de junho de 2017.

Considerando o importante avanço organizativo do movimento classista unificado, expresso na greve geral do dia 28 de abril de 2017 e na marcha em Brasília, dia 24 de maio, que demonstraram grande disposição de luta de diferentes categorias e movimentos sociais, o passo seguinte é aglutinar ainda mais forças para o próximo dia 30 de junho de greve geral. 

O movimento está sendo construído em unidade por várias centrais sindicais brasileiras e pelos mais importantes movimentos sociais e populares brasileiros. 
Desde o primeiro momento da greve geral, novos fatos e denúncias vieram a público e escancararam mais ainda a subserviência dos poderes do Estado aos interesses privados. 

O aprofundamento das medidas neoliberais por meio do governo golpista tendem a agudizar a crise. A maneira draconiana pela qual este governo vem atacando as conquistas sociais, com vistas a destinar uma parcela ainda maior do fundo público às “personificações do capital”, se expressam, contraditoriamente, no Estado. 

O foco do ataque são os direitos sociais e trabalhistas, como se pode perceber nas propostas de reforma previdenciária, trabalhista e na imposição de teto para áreas sociais. O conteúdo antissocial das propostas levadas a “toque de caixa” está sendo proposto por políticos e agentes públicos que diariamente aparecem envolvidos em processos ilícitos.

Se por um lado, não se sabe ao certo quanto tempo durará o acordo, nem os desdobramentos dessas medidas espúrias, por outro, é provável que essa pressão pela destituição generalizada de direitos seja a principal razão do crescimento organizativo das lutas classistas em uma direção mais unificada. Até porque o próprio capital deixa claro que não há perspectiva de conciliação (lembremos que o período é regressivo, isto é, o capital é quem avança contra as conquistas dos trabalhadores e não o contrário). O adversário perde parte de sua camuflagem e mostra sua agressividade nas contrarreformas.

Este contexto impacta diretamente na formação profissional em Serviço Social. A expansão do setor privado por meio de recursos públicos para promover a dimensão empresarial das multinacionais da educação; as irregularidades dos cursos modulares de extensão e da modalidade do ensino à distância que vem se reafirmando como “incompatível com a formação em Serviço Social”, à luz das orientações e dos princípios contidos nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, são expressões das diversas formas de precarização do ensino superior, agudizadas pelas medidas de austeridade do atual governo. 

Nas universidades públicas, o contingenciamento do orçamento, a tentativa de cobranças de mensalidades na pós-graduação, a tecnificação da formação básica, o esvaziamento do pensamento crítico (com o projeto “Escola sem Partido”), o sucateamento das universidades e o produtivismo acadêmico parecem pavimentar o caminho para o desmonte das universidades públicas.

Por isso, reafirmamos a bandeira do fortalecimento da educação pública, universal, laica, gratuita, presencial e socialmente referenciada.

Por tudo isso, duas motivações aumentam nossa perspectiva de apoiar e nos somar à construção da greve geral do dia 30 de junho/2017: em primeiro lugar, porque já se fazem sentir algumas consequências das medidas neoliberais fundamentalistas do atual governo. Isso reacende as lutas em segmentos e setores que ainda estão inertes.

Ademais, o cenário vindouro não parece trazer melhora das condições de vida, agudizando a grande insatisfação com as eventuais consumações das contrarreformas.

Nesse sentido, a luta organizada e a formação de consciência classista se colocam como tarefas. Principalmente porque desse movimento deriva nossa segunda e fundamental motivação para a greve geral: recolocar na agenda dos movimentos a perspectiva de construção de uma alternativa ao capitalismo.
O momento atual, portanto, nos conclama para o apoio e construção da greve geral como resistência unificada às contrarreformas em curso e como acúmulo organizativo do movimento classista unitário rumo à construção de uma alternativa à barbárie social que quer ser a expressão do capitalismo tardio em crise.
Quem é de luta, resiste! Nesse momento regressivo, a resistência é condição precípua para a emancipação humana. 

Rumo à greve geral do dia 30 de junho de 2017

Nenhum direito a menos! Em luta para barrar as contrarreformas do governo golpista!
 
Diretoria Executiva da ABEPSS
Gestão “Quem é de Luta, Resiste!” 2017/2018 – ABEPSS

Voltar