Notícias

Regionais da ABEPSS realizam atividades em alusão ao Novembro Negro

28/12/2023

Eventos promovem a capilarização do debate étnico-racial nas UFAs


As regionais da ABEPSS realizaram atividades em alusão ao Novembro Negro, que marca o mês da consciência negra. A gestão da ABEPSS tem se empenhado na luta pela formação antirracista e pelo debate étnico-racial nas regionais; 

As atividades foram incentivadas pela Associação e discutiram temas como “Contra o genocídio afro-indígena” e “Universidade e Formação Antirracista". A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou também o lançamento da Plataforma Antirracista da ABEPSS, que funciona como uma espécie de bilioteca virtual especializada nos debates das relações étnico-raciais e do Serviço Social. 

A presidenta da ABEPSS, a professora Erlenia Sobral (Uece), avalia as atividades como fundamentais para a capilarização do debate étnico-racial nas UFAs e também de ganho de materialidade nos projetos pedagógicos.


Confira abaixo as atividades realizadas pelas regionais: 


Regional Norte


 
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou a mesa "Aldeiar - Aquilombar - Antipatriarcalizar a Universidade", atividade que também marcou o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher (25/11). O debate ocorreu no dia 1º de dezembro. Integraram a mesa Patrícia Pinheiro (mestrando em Serviço Social e quilombola); Larissa Tkidi Xerente, do Movimento de Mulheres Indígenas; Valteir Tpêkru Xerente, professor e doutorando em linguística pela UFNT; e Domingos Simmã Xerente, ancião e professor da Aldeia Karehú. 

Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi realizado o aulão “Contra o genocídio afro-indígena”, organizado pelo Centro Acadêmico de Serviço Social, com a participação da professora Cleonice Correia e do professor Hertz Dias, no dia 20 de novembro. 
 

 
Já a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou o debate “Racismo estrutural e realidade brasileira: apontamentos para pensar as expressões da questão social", no dia 22 de novembro. Participaram da mesa a professora Elaine Ferreira Nascimento (Fiocruz/PPGPP), Lara Danuta da Silva Amaral Gomes (mestranda UFPI), Carmen Letícia dos Santos (PPGPP/UFPI) e Rita Cássia Cronemberger Sobral (DSS/UFPI). 

Regional Leste
Foi realizado, no Centro Universitário Celso Lisboa/RJ, no dia 6 de novembro, um debate em alusão ao Novembro Negro. A coordenadora regional de graduação da Regional Leste da ABEPSS, professora Cibele Henriques, integrou a mesa. 


Regional Nordeste


 
Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizado o lançamento da Plataforma Antirracista da ABEPSS: desafios da dimensão ético racial no trabalho profissional. O evento ocorreu no dia 22 de novembro, com a participação de Leila Reis (presidente do CRESS-BA); Albany Mendonça (docente da UFRB, conselheira do CRESS-BA e integrante do GTP de Ética da ABEPSS); Andréa Alice Silva (docente da UFRB e vice-presidente da Regional Nordeste da ABEPSS); Marcos Oliveira de Jesus (assistente social e mestrando no POSTERR). 
Na Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi realizada a mesa "Reconstruir Palmares: movimentos sociais e lutas antirracistas no Ceará", no dia 29 de novembro. Participaram Mabel Rocha de Castro, assistente social; Lipe Silva, do Movimento Negro Unificado; Alessandra Félix, Rede de Mulheres Negras do Ceará; e Silvia de Lima, Movimento de Mães e Familiares do Curió.


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou oficina de cartazes e a mesa “Universidade e Formação Antirracista". As atividades ocorreram na programação da Semana Acadêmica de Serviço Social.  


Regional Sul

 
A Regional Sul 1 da ABEPSS realizou a Roda de Conversa "A importância dos Comitês Antirracistas dos CRESS no adensamento da formação antirracista". O evento ocorreu de forma online, no dia 27 de novembro. A atividade contou com a presença dos Comitês de Combate ao Racismo do CRESS do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de docentes, discentes, assistentes sociais e pesquisadoras/es. 

Voltar