Notícias

ABEPSS divulga documento sobre a curricularização da extensão

26/01/2023

Material contribui com subsídios para o debate da questão. Confira!


A ABEPSS divulga a versão final do documento “Curricularização da extensão e Serviço Social”. O material apresenta subsídios para o debate sobre a extensão, considerando os marcos legais, a concepção presente no âmbito da universidade e a relação com o Serviço Social, tendo em vista uma concepção de extensão ampla e crítica. 

“Há uma normativa nacional, em relação à exigência de inserção da extensão nos cursos de graduação, tendo em vista a carga horária total dos cursos, o que a gente chama de curricularização. E esse processo desencadeou, então, em um debate nacional, em termos de pensar o significado da extensão dentro dos currículos dos cursos de graduação. E esse documento vem pensar exatamente o Serviço Social”, explica a ex-coordenadora nacional de graduação da ABEPSS Marina Castro (gestão “Aqui Se Respira Luta  - 2021-2022).  

Marina destaca também que o documento apresenta os componentes para a concepção de extensão articulada com o projeto ético-político profissional, considerando uma extensão democrática, que dialogue com a comunidade e que tenha uma perspectiva de trabalhar a educação popular. 

O material começou a ser produzido pela gestão da ABEPSS 2019-2020 “Resistir e Avançar na Ousadia de Lutar”, que criou uma Comissão Temporária de Trabalho (CTT) para conhecer as experiências que já estavam em andamento e elaborar um material preliminar. A gestão 2021-2022 “Aqui se Respira Luta!” promoveu o processo de debate com as UFA's e as regionais da associação, com o intuito de orientar o processo e reafirmar os princípios das Diretrizes Curriculares e do projeto de formação profissional.

Clique aqui e confira a versão final do documento.

“Neste documento então aprofundamos as reflexões a respeito de uma prática extensionista alicerçada numa concepção que entendemos pode ser chamada de extensão popular, comunicativa e orientada para os processos de emancipação humana face à precarização e aprofundamento de ações privatistas no âmbito da educação no país”, aponta, um trecho da apresentação do material.

Voltar