Notícias

ABEPSS lança subsídios para o debate sobre as lutas e os movimentos sociais na formação profissional

22/03/2023

Documento tem caráter preliminar e tem como objetivo levantar debates e propostas sobre a temática


 
ABEPSS lança brochura com subsídios para o debate sobre as lutas e os movimentos sociais na formação profissional em Serviço Social, a partir das Diretrizes Curriculares. O documento tem caráter preliminar e tem como objetivo levantar debates e propostas sobre a temática em articulação com o que vem sendo acumulado por gestões e GTPs anteriores da entidade, e como práticas de ensino, pesquisa e extensão pelas Unidades de Formação Acadêmica (Ufas). 

Conforme o GTP Movimentos Sociais e Serviço Social, responsável pela produção do material, a brochura é uma “das estratégias para tirar os movimentos sociais do lugar de apêndice na formação profissional e retomar o debate sobre sua centralidade nesse processo”. 

A presidenta da ABEPSS, Erlenia Sobral (Uece), destaca que o material será capilarizado para as Ufas. “O documento expressa a tendência histórica do Serviço Social em reconhecer a resistência da classe trabalhadora como a outra face da questão social. A história social da classe faz parte de nossos estudos e debates do projeto de formação que defendemos. Neste sentido, no biênio 2023/2024, a gestão da Abepss buscará capilarizar nas Ufas o documento tão bem produzido pela gestão “Aqui se respira luta!”, enfatiza Erlenia. 

Serão realizadas reuniões, encontros e oficinas para debater os subsídios junto às regionais da ABEPSS, às Ufas, pesquisadoras/es da área e assistentes sociais. 

O documento está organizado em quatro tópicos, sendo eles: o tema das lutas e movimentos sociais nas Diretrizes Curriculares; estado da arte no trato dos movimentos sociais no ENPESS/CBAS e a Revista Serviço Social & Sociedade; o tema dos movimentos sociais na formação de graduação e da pós-graduação, levantado a partir de pesquisas realizadas e publicizadas nos últimos anos, bem como de artigos publicados na Revista Temporalis; e indicações de sistematizações anteriores sobre a extensão e movimentos sociais, a partir dos Grupos de Extensão e o debate da curricularização.  

“Essa construção só foi possível devido aos acúmulos teóricos e os debates coletivos, bem como as elaborações consolidadas a partir das práticas de ensino, pesquisa e extensão realizadas por diversos grupos e núcleos de pesquisas vinculadas às unidades de ensino e em articulação com os movimentos sociais”, destaca o GTP Movimentos Sociais e Serviço Social. 

O material foi uma prioridade do GTP durante a gestão “Aqui Se Respira Luta!” (biênio 2021-2022). O ex-presidente da ABEPSS, à época da produção do material, Rodrigo Teixeira (UFF), ressalta que “o documento apresenta uma importante contribuição ao debate dos Movimentos Sociais na formação profissional. O GTP Movimentos Sociais e Serviço Social, com esse documento, incide diretamente no ensino, na pesquisa e na extensão, atualizando o debate dos Movimentos Sociais nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos. O GTP dialogou muito com a gestão 2021-2022, Aqui se Respira Luta!, mas tiveram grande protagonismo na construção da pesquisa e na exposição, tanto no colóquio, realizado no XVII Enpess, como agora,  nos brindando com essa substantiva sistematização”.

O GTP enfatiza que o documento não se trata de uma elaboração definitiva, mas uma proposta em aberto e que necessita de mais debates, reflexões e incorporações para seu aprofundamento.

Clique aqui e confira o documento. 

Voltar