Notícias

Derrotar o Bolsonarismo nas urnas e nas ruas é defender a educação pública

07/10/2022

Votar Lula (13) é votar na possibilidade de seguirmos na luta em defesa da educação, das universidades públicas e de uma formação profissional de qualidade!


 

Derrotar o Bolsonarismo nas urnas e nas ruas é defender a educação pública e o projeto de formação profissional do Serviço Social brasileiro!

Seguimos no processo eleitoral com um segundo turno para presidente e, em alguns estados, para governador. Seguem também os ataques do atual governo à educação pública, sobretudo às universidades e institutos federais.

Na sexta-feira (30/09), às vésperas do primeiro turno das eleições e do mês em que se comemora o Dia das/os Professoras/es, o governo federal publicou o Decreto nº 11.216/22, referente à execução do orçamento das universidades e institutos federais para o corrente ano. Tal Decreto estabelece um novo contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação, dessa vez num percentual de 5,8%, o que corresponde a R$ 328,5 milhões. 

Esse novo contingenciamento, se somado aos anteriores, expressa o bloqueio de mais de R$700 milhões do orçamento que foi previsto para a pasta este ano.

Isso significa a completa asfixia das instituições federais de ensino que não conseguirão garantir o seu funcionamento e a continuidade das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o que impactará nas condições de trabalho e estudos de docentes, técnicos administrativos e estudantes. O impacto também recairá sobre toda a população brasileira que é beneficiada pelas pesquisas, projetos e serviços prestados pelas universidades e institutos federais Brasil afora.

Por isso e por todos os ataques, sejam os de caráter ideológico, anticiência e contra os serviços e o funcionalismo públicos, é urgente derrotarmos o Bolsonarismo e seu projeto destruidor! Votar Lula (13) é votar na possibilidade de seguirmos na luta em defesa da educação, das universidades públicas e de uma formação profissional de qualidade!

Voltar