Notícias

Em parceria com a ABEPSS, Uece promove curso de extensão que faz balanço crítico do neoliberalismo

17/04/2023

Atividade está sendo realizada de forma híbrida, e as inscrições podem ser feitas até 7 de maio


 

Promovido pelo Centro de Estudos e Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a ABEPSS e o mestrado acadêmico em Serviço Social Trabalho e Questão Social  da mesma universidade, o curso de extensão "Um balanço crítico do neoliberalismo no Brasil" ainda está com inscrições abertas, por meio de formulário online. O curso tem duração de 50 horas.

A iniciativa tem como público-alvo assistentes sociais, estudantes, docentes e militantes dos movimentos sociais e do movimento sindical. O curso é na modalidade híbrida. As atividades presenciais são realizadas no campus Itaperi da Uece, em Fortaleza. E online, as atividades serão transmitidas pelo Google Meet e pela TV ABEPSS. Para obter o certificado, é necessário atingir 70% de presença nas atividades. 

O curso já começou. A primeira atividade foi realizada no dia 27 de março, mas ainda é possível se inscrever. As inscrições vão até 7 de maio. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Saiba mais.

“A parceria com o curso de extensão do Cetros/Uece tem total sintonia com o debate crítico acumulado pela categoria sobre o significado do neoliberalismo. Uma oportunidade de fortalecer a formação crítica sobre aquilo que Marilda Iamamoto sempre fala da gente se banhar de realidade brasileira, incorporar estes debates na nossa cotidianidade institucional como forma de ler o Estado, as políticas, os programas e a realidade de nosso usuário”, destaca a presidenta da ABEPSS, Erlenia Sobral (Uece), sobre a parceria. 

O objetivo do curso é debater a teoria das crises em Marx, a crise do capitalismo contemporâneo, o neoliberalismo e a disputa pelo fundo público, de onde parte o financiamento das políticas públicas. 

O curso de extensão está estruturado em três módulos. No primeiro (“Conteúdo e forma da crise estrutural do Capital”), está sendo feita a apropriação dos fundamentos gerais da teoria das crises de Marx, em formato de grupo de estudos. 

Já o segundo módulo “Capitalismo contemporâneo, crise e neoliberalismo no Brasil”, será ministrado pelo professor de Economia Política da Universidade Federal Fluminense (UFF) Marcelo Dias Carcanholo, que abordará as causas e manifestações da crise na realidade atual, com ênfase nos desdobramentos de longo prazo da crise mundial de 2008 e seus efeitos na sociedade brasileira. 

No módulo III “Neoliberalismo, fundo público e políticas públicas”, especialistas discutirão o Estado, a questão social e o (des)financiamento das políticas públicas. As discussões desse módulo serão feitas pela TV ABEPSS. 

“O curso nos possibilita repor a teoria das crises em Marx, explicitando a sua importância para compreensão das contradições da economia capitalista e seus efeitos sobre a classe trabalhadora, gerando pobreza,  superexploração do trabalho, ameaças às liberdades democráticas, o desfinancimento das políticas públicas, o rebaixamento das condições de vida do povo trabalhador, entre outras questões”, explica a coordenadora do curso de extensão Richelly Barbosa. 

A coordenadora do curso, que também é assistente social da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que “para o Serviço Social essas reflexões são fundamentais, pois elucidam mediações para se compreender a disputa cada vez mais acirrada pelo fundo público e seus impactos sobre as política sociais públicas, sobretudo na precarização dos direitos sociais via redução do orçamento, políticas de austeridade fiscal, teto dos gastos, entre outros”. 

Faça a sua inscrição! Participe! 

Confira a programação:

 

 

Voltar