Notícias

Gestão ABEPSS realiza balanço de 2023

30/12/2023

Entidade destaca os avanços em torno da formação antirracista


 
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) divulga um balanço das atividades realizadas em 2023, primeiro ano da gestão “Em Luta, Seguimos Atentas e Fortes: Luciana Cantalice, presente!” (2023-2024). Entre os destaques está o avanço e a capilarização das discussões em torno da formação antirracista. 

“A Gestão “Em Luta, Seguimos Atentas e Fortes: Luciana Cantalice, presente!” conseguiu com a força histórica e coletiva da entidade, um ano com expressão de posicionamentos políticos, encaminhamentos de atividades nas UFAs com tema prioritário da formação antirracista, comunicação reflexiva e interativa via TV ABEPSS (16 transmissões ao vivo), curso de formação sobre a contemporaneidade. Destaca-se a realização das oficinas regionais e nacional que, além do tema prioritário, conseguiu com excelente audiência, adensar o debate da curricularização da extensão, hibridização da pós-graduação e os desafios do estágio”, avalia a gestão sobre os principais destaques do ano. 

A diretoria também seguiu na luta em defesa da efetivação da Lei 13.935/2019, para garantir a presença de assistentes sociais e psicólogas/os nas escolas. A entidade trabalhou em articulação com as demais entidades das áreas de Psicologia e  Serviço Social. 

A associação também participou da construção da agenda do conjunto CFESS/CRESS; Constituiu Comissões Temporárias de Trabalho com foco nas Relações Internacionais, Política Financeira, Curricularização da Extensão e o enfrentamento da situação de precarização da formação e trabalho nas UFAs confessionais. A gestão aponta que as ações foram desenvolvidas com apoio  na memória e legado histórico da entidade e sua articulação com os movimentos sociais que defendem a educação pública, gratuita e socialmente referenciada.

“Os desafios conjunturais se materializam nas perdas históricas para o conjunto da classe trabalhadora, mas nos unimos às fileiras de resistência, que tem no projeto de formação profissional crítico e no projeto emancipatório de sociedade nossas pilastras. Agradecemos a interação positiva que se ampliou nas nossas redes sociais e queremos convidar todas/os/es a intensificarem os debates presenciais nas UFAs e participar ativamente das atividades de 2024 como o ABEPSS Itinerante e o Enpess”, analisa e convida a diretoria da ABEPSS.

Vice-regionais da ABEPSS 
Entre os meses de agosto e outubro foram realizadas as Oficinas Regionais da ABEPSS com o tema "Formação antirracista e projetos societários no contexto da flexibilização do ensino superior", pauta prioritária definida pela gestão 2023/2024. As oficinas regionais foram locais de acúmulo teórico e político para subsidiar as discussões sobre a questão étnico-racial e formação antirracista na Oficina Nacional.

As Oficinas Regionais têm cumprido um papel histórico para a ABEPSS de capilarizar o debate e formação proposta levando em consideração as particularidades de cada regional, além de possibilitar a participação de todas as escolas das regionais, o que democratizou e enriqueceu os encaminhamentos na Oficina Nacional.

“Todas as regionais refletiram sobre a formação antirracista e adensaram seus debates sobre a supervisão de estágio e outras temáticas referentes a Graduação e Pós-Graduação. Consideramos a realização das Oficinas e o fortalecimento da formação um avanço. Sabemos que temos muito a avançar e, por isso, EM LUTA, SEGUIMOS ATENTAS E FORTES”, avaliam as vice-regionais.

Tesouraria ABEPSS
A tesoureira da ABEPSS, Roberta Menezes Sousa (IFCE), destaca que a principal fonte de receita são as anuidades das/os sócias/os institucionais e individuais (assistentes sociais, docentes de Serviço Social e discentes) e aponta a importância das filiações, do fortalecimento coletivo da entidade. 

“Finalizamos o ano de 2023 com 535 sócio-individuais regulares e 49 escolas filiadas. A continuidade de nossas ações que visam promover espaços coletivos de debates e assim fortalecer a luta em defesa do projeto ético-político da profissão e da educação pública e da ciência depende do pagamento das anuidades e ampliação das filiações institucionais e individuais. Por isso, nosso permanente convite para fortalecermos coletivamente nosso projeto profissional”, destaca Roberta..

Relações Internacionais 
A coordenadora de Relações Internacionais (RI) da ABEPSS, Ester Lemos (UNIOESTE), destaca que no âmbito das RI, a prioridade de ação centrou-se no trabalho da Comissão Técnica de Trabalho (CTT) com o objetivo de, recuperando o legado histórico e analisando o presente, propor a política de RI da entidade, que será apreciada na Assembleia Geral.

Com o objetivo de ampliar a interação entre pesquisas e pesquisadoras/es da região amazônica, a coordenação de Relações Internacionais iniciou a articulação com a coordenação da ALAEITS na Região Andina (Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela). 

Ester explica que junto à ALAEITS a diretoria tem acompanhado a gestão e a organização do Seminário de comemoração dos 100 anos do Serviço Social na América Latina, evento que ocorrerá em 2025, no Chile. No âmbito mundial, juntamente com o CFESS, a associação tem atuado na mobilização e organização da categoria para participação no Congresso Mundial de Serviço Social e Desenvolvimento Social (SWSD), que ocorrerá na Cidade do Panamá, de 04 a 07 de abril de 2024. O evento é organizado de forma conjunta pela Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS/IFSW), Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (AIETS/IASSW) e o Conselho Internacional de Bem-Estar Social (ICSW). 

“Dos 1.479 trabalhos aprovados para o SWSD 2024, o Brasil conta com a participação de 313. Até o momento, dos 82 países representados, o Brasil é o que possui o maior número de trabalhos enviados, expressando o investimento da categoria na interlocução e no intercâmbio internacional”, destaca Ester.

Coordenação Nacional de Graduação no ano de 2023
Confira abaixo as ações realizadas pela Coordenação Nacional de Graduação da ABEPSS em 2023:

- Realização do acompanhamento das Unidades de Formação Acadêmica (UFAs), respondendo às demandas apresentadas em contato direto ou via e-mail;

- Visita à UNILAB (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) em um dia inteiro de programação, junto com outros membros da Diretoria Nacional da ABEPSS: Erlenia Sobral (Presidenta), Leila Passos (Secretária) e Ester Lemos (Coordenação de Relações Internacionais);

- Participação no Fórum de Estágio do Ceará, iniciando a semana alusiva ao Dia do Assistente Social, organizada pelo CRESS-CE; 

- Revisão do Projeto Pedagógico para abertura de curso de Graduação em Serviço Social na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT);

- Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), acompanhamos mais diretamente as demandas da formação profissional por ser a Unidade de Formação. Destacamos nossa participação na Jornada de Lutas em defesa da Uece, com a aula pública no dia 23 de novembro, com o tema “Educação Pública e a Defesa da Uece”;

- Coordenação e acompanhamento da CTT de Curricularização da Extensão, acompanhando as demandas das UFAs quanto a essa matéria e desenvolvendo as participações nos colóquios de graduação nas Oficinas Regionais e Nacional, desenvolvendo um projeto de pesquisa com bolsistas de iniciação científica sobre a temática e sistematizando dois artigos acadêmicos solicitados para publicação acadêmica na UFPI  (Universidade Federal do Piauí);

- Coordenação e acompanhamento da CTT das UFAs Confessionais/Católicas e Comunitárias que nacionalmente estão em processos que envolvem a reconfiguração da formação profissional a nível da graduação e pós-graduação com processos de descontinuidade de matrícula, mudança da modalidade de oferta e outros processos que implicaram ainda as condições de trabalho docente. Nessa CTT realizamos acompanhamento da situação das UFAs. Estamos desenvolvendo uma pesquisa junto à iniciação científica sobre a reconfiguração dos Cursos de Graduação em Serviço Social no Brasil. Sistematizamos e iniciamos a realização de uma pesquisa nacional sobre essa situação e estamos elaborando uma nota pública que sairá nos primeiros meses do próximo ano. 

- Participação na Oficina Regional do Nordeste, em Sergipe, com realização de reunião com membros da diretoria regional, com representantes as UFAs presentes e palestra no colóquio de graduação;

- Participação na Oficina Nacional da ABEPSS em Recife-PE, organizando o evento, a mostra da curricularização da extensão e o Colóquio de Graduação;

- Participação  na mesa de abertura da Semana Pedagógica do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que ocorreu no dia 13/11 de forma online, com a temática da “Curricularização da Extensão”;

- Acompanhamento e coordenação do grupo de coordenadores regionais da graduação, com a finalidade de acompanhamento das demandas da formação profissional em cada região, buscando garantir a qualidade da formação profissional e a capilarizaçao do planejamento da gestão, principalmente no que diz respeito a curricularizaçao da extensão e a formação antirracista.

Coordenação Nacional de Pós-graduação 
Em 2023, a Coordenação Nacional de Pós-graduação iniciou a gestão promovendo reuniões com o Fórum de coordenadores dos PPGs da área de Serviço Social, com a coordenação de área na Capes  e com a representantes do Serviço Social no CNPq, com o objetivo de apresentar e discutir as  diretrizes centrais da gestão e reafirmar a importância das parcerias: a formação antiracista e o debate em torno da flexibilização-hibridização da pós graduação foram ratificadas. 

A realização de uma pesquisa nacional sobre a temática, abrangendo todos os PPGs da área, está sendo implementada por um Grupo de Trabalho (GT), formado por coordenadoras/es de Programas e encontra-se em fase de conclusão. Ainda sobre a “Formação Antirracista e os desafios à Pós-graduação”, também foi realizada uma reunião com as coordenações de pós-gradução no período que antecedeu a Oficina Nacional da ABEPSS. 

O debate da Ética na pesquisa, a campanha em torno da construção das Diretrizes Éticas para a pesquisa nas humanidades, levada a cabo pela coordenação de pós e GTP de Ética como parte das atividades do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA), teve como ponto de partida a realização de uma live (transmissão ao vivo) que contou com a participação do GTP de Ética e de outros pesquisadores do tema, a qual teve significativa repercussão na categoria, explica a coordenação de pós. 

A coordenação também destaca que a realização da Oficina Nacional da ABEPSS foi um momento crucial do primeiro ano da gestão, que contou com importante participação de docentes e coordenadoras/es de PPGs. 

“O Colóquio Nacional de Pós-graduação, realizado na programação da Oficina, foi marcado pelo debate em torno dos desafios frente às propostas de Flexibilização do ensino superior e da pós-graduação em particular, momento em que reafirmamos a importância de seguirmos lutando pelo ensino presencial, de modo que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) sejam instrumento para a melhoria da qualidade e ampliação do alcance das ações empreendidas nos PPGs. Afirmamos a oposição a qualquer tentativa de elevar as TICs à mediação central da relação docente-discente, assim como a conversão da docência em tutoria”, destaca a coordenação de pós.  

Entre os desafios para 2024, a coordenação elenca: avançar no debate das estratégias de consolidação e crescimento da área, a formação antiracista,  a internacionalização, o posicionamento da área frente ao novo Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) e o enfrentamento das desigualdades regionais. “Essas são algumas das questões cruciais, o que invoca o fortalecimento das parcerias e da ABEPSS para seguirmos lutando”, avalia. 


Revista Temporalis 
Este ano, o Comitê Editorial da Temporalis organizou e publicou dois números da revista. Em julho, publicou a Temporalis n. 45 com o tema “Capitalismo dependente, trabalho e resistências populares”, com  uma entrevista e 23 artigos entre a seção temática e temas livres. Contou com a colaboração de 76 pareceristas que não mediram esforços para garantir a qualidade da revista.

No número 46, com o tema “30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social”, a revista apresenta 24 documentos nas diferentes seções, avaliados por  78 pareceristas. O comitê destaca que para a produção das edições, a Temporalis seguiu com um trabalhador contratado, Marcio dos Santos Siqueira, responsável pela Assistência Editorial e, com o trabalho esporádico de Heloísa Costa, com a revisão de português e normalização de referências bibliográficas.

Em 2023 o Comitê Editorial foi reestruturado, ampliando o debate regional, étnico-racial e de gênero. Contou com Tatiana Brettas (UFRJ), Thaísa Closs (UFRGS) que estiveram no número 45, juntamente com Josiane Soares Santos (UFRN), Laurinete Silva (UERR), Loiva Mara de Oliveira Machado (UFRGS) e Rodrigo Teixeira (UFF – Rio das Ostras), nas edições 45 e 46.

Do ponto de vista da estrutura da revista, o Comitê Editorial avançou na elaboração do seu Regimento Interno, que neste momento está em discussão com a gestão da ABEPSS. O Comitê explica que esta ação ampliará as bases de indexação e aumentará o alcance da Revista. A expectativa é que a proposta seja concluída em 2024.

Voltar