Notícias

Revista Temporalis anuncia datas e tema da edição de nº 45 do periódico

09/09/2022

Comitê editorial convoca pesquisadoras/es do Serviço Social e áreas afins a contribuírem com o debate


“Capitalismo dependente, trabalho e resistências populares” será o tema da Edição nº 45 da Revista Temporalis, do primeiro semestre de 2023. As submissões de trabalhos para a versão do periódico estarão disponíveis de 10 de dezembro de 2022 a 10 de março de 2023. Podem contribuir com a publicação assistentes sociais, professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e demais interessadas/os na área de Serviço Social. 

A temática da edição nº 45 busca fortalecer os estudos e pesquisas sobre a compreensão da formação econômico-social brasileira, as particularidades de como o capitalismo se constitui no país e formas de robustecer estratégias de superação histórica de determinantes fundamentais da Questão Social. 

“Na realidade brasileira, há que se apreender a dinâmica contraditória e particular sobre a qual se assentam processos de alienação, superexploração, subsunção real do trabalho ao capital, expropriações e uma intricada rede de opressões costuradas no bojo do capitalismo dependente. Esse é o núcleo fundante da questão social e seu desenvolvimento no Brasil oculta relações sociais de produção que precisam ser desvendadas para robustecer estratégias coletivas voltadas para a superação histórica de seus determinantes fundamentais”, destaca o Comitê Editorial da Temporalis no comunicado de convocação para a edição de nº 45. 

Acesse o site periodicos.ufes.br/temporalis e confira a ementa da edição. Contribua com o debate!

Voltar