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Representação Discente da Pós-graduação da Abepss divulga documento direcionado às/aos estudantes

02/11/2022

Um dos objetivos é fazer com que as informações cheguem às/aos estudantes para que ocupem seu lugar de forma crítica e reflexiva

A Abepss divulga o documento “Conheça a Abepss: Ocupar, Permanecer e Resistir na Pós-Graduação”, produzido pelas representantes discentes de Pós-graduação da gestão anterior da entidade: Tatiane Agostinho Martins e Gracielle Feitosa Loiola. Uma das motivações para a elaboração do material foi a dificuldade de indicação de nomes para a representação estudantil nas diversas instâncias.

Clique no link e confira o documento na íntegra:

De acordo com Tatiane Agostinho Martins, houve a necessidade coletiva de organizar um material que reunisse informações sobre a Abepss e assim colaborasse com a organização discente nos programas. O objetivo é fazer com que as informações cheguem às/aos estudantes para que ocupem seu lugar de forma crítica e reflexiva.

“O processo coletivo de organização do material, escrito e organizado a muitas mãos, com muitos sotaques e onde a diversidade humana esteve presente, foi um aprendizado sobre como fazer a informação chegar de forma crítica e fundamentada, sem, no entanto, tornar-se excessivamente complexa. O material também contribui para articular a organização política das/os discentes de pós-graduação, consolidando a nossa participação nesse importante espaço que é a Abepss”, disse.

Para Gracielle Feitosa Loiola, as/os discentes tem ocupado cada vez mais espaço na Abepss. Ela acrescenta que isso é possível graças a vários grupos que ao longo das gestões lutaram por essa aproximação. Entre as conquistas estão os Fóruns de Discentes de Pós graduação por Região.

“A Abepss mantém seu compromisso com a formação de qualidade ao se abrir para o debate também da perspectiva das/os discentes. Elas/es estão, estiveram, e estarão tencionando, resistindo, ocupando, para que permanecer na graduação e na pós-graduação seja verbo e seja vida. Uma vida com sentido para todas, todos e todes, com articulação, construção coletiva e resistência. Pela defesa de um projeto de educação, sem perder de vista a quem e para quem serve a nossa produção de conhecimento”, defendeu.

Distribuição

O material passou por uma distribuição inicial entre as/os estudantes que participaram da sua elaboração e seus pares nos programas. Gracielle ressalta que é um documento que registra um momento da história da representação discente e frisou o seu agradecimento a todas as representações discentes da graduação e pós-graduação da Gestão 2019-2020 por construir e resistir coletivamente.

“Ainda que não tenhamos, até o momento, realizado uma distribuição massiva nos espaços em que ela foi utilizada, a aceitação foi muito boa. Esperamos que outras edições e atualizações possam ser publicadas ao longo do tempo, e que a participação discente na Abepss seja cada vez mais consolidada, com o reconhecimento de que não se faz uma graduação e uma pós-graduação, crítica, laica, socialmente referenciada, sem a participação de discentes”.

Protagonismo

O representante discente de Pós-graduação atual da Abepss Tales Fornazier destaca que, historicamente, os/as estudantes, seja no âmbito da graduação ou da pós-graduação, participam e constroem coletivamente momentos decisivos de reafirmação da direção sociopolítica estratégica construída pelo Serviço Social renovado. “O protagonismo estudantil sempre é uma chama acesa que nos convida cotidianamente à rebeldia para lutar contra toda forma de exploração, opressão, injustiça social e ampliação dos direitos e da democracia, vislumbrando uma sociedade radicalmente livre e humanamente emancipada”.
Ele lembra que, no âmbito da Abepss, os/as representantes discentes de pós-graduação possuem o papel importante e estratégico de contribuir para o fortalecimento da pós-graduação na área do Serviço Social. “É nosso papel contribuir na articulação de demandas e pautas estudantis no âmbito dos programas e em espaços mais amplos de articulação de política, e no fortalecimento desta representação no interior da entidade. Além disso, construímos diálogos e propostas para a pós-graduação a partir da realidade concreta dos/as estudantes de pós graduação da área no país, contribuindo também para o constante fortalecimento da Abepss”.

Desafios

Rafaela Fernandes, que também integra a atual Representação Discente de Pós-graduação da Abepss, explica que as dificuldades históricas de articulação contribuem para um desconhecimento do papel dessa representação discente no interior da Abepss. “Sem dúvidas esse material é um contributo e um chamado para que todo o conjunto da categoria e dos/as estudantes conheçam mais sobre sua importância e contribuam para seu fortalecimento, pois seguimos sempre respirando luta e não perdendo de vista que a Abepss somos todas e todos nós”.

Ela acrescenta que, diferentemente da representação discente no âmbito da graduação, que possui uma entidade como a Enesso e espaços político-organizativos próprios de articulação, no âmbito da pós-graduação na área os/as estudantes não possuem uma entidade própria, o que coloca desafios para a articulação política nesse contexto. “Contudo, as experiências recentes de construção dos espaços dos Fóruns Discentes de Pós-Graduação, seja no âmbito das regionais ou nacionalmente, têm se apresentado enquanto potentes e estratégicas para o fortalecimento desta representação e, sobretudo, das demandas dos/as estudantes no âmbito da pós”, concluiu.

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