Notícias

Em reunião ampliada, gestão da ABEPSS discute planejamento, EaD, ENPESS e muito mais

11/09/2017

O encontro foi realizado na Ufes, em Vitória, e contou com a participação da diretoria executiva e das/os coordenadoras/es dos GTPs

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a ABEPSS realizou a reunião ampliada da entidade. A atividade aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória e contou com a presença de membros da diretoria executiva e de coordenadoras/es dos Grupos Temáticos de Pesquisas (GTPs) da ABEPSS. 

A avaliação da conjuntura, o planejamento da gestão, realizado em março deste ano, o Encontro Nacional de Pesquisa em Serviço Social (ENPESS) e as oficinais Nacional e Regionais foram pontos de debate na reunião.
 

Segundo a presidente da ABEPSS, Maria Helena Elpídio Abreu, a reunião foi organizada em torno de uma boa análise de conjuntura coletiva e de uma avaliação precisa dos pontos do planejamento da entidade. "Com isso conseguimos ter uma uma visão coletiva do andamento das ações definidas no planejamento, em março, tirando pontos prioritários para esse próximo ciclo, destacando a organização das oficinas regionais e nacional", apontou.

Questão racial e ENPESS
Na reunião ampliada foi aprovada a elaboração de um documento com subsídios para o debate da questão racial na formação profissional.

"Ele surge a partir do documento das cotas e de toda a demanda que o GTP já vem apresentando sobre a questão étnico-racial. A proposta é lançar a elaboração desse documento na Oficina Nacional da ABEPSS, em novembro, e aprovar até o ENPESS, que acontecerá em 2018 e cuja organização já está sendo debatida pela diretoria", informou a presidente.  
 

EAD
A discussão sobre a modalidade de ensino à distância (EAD) também foi um dos destaques da reunião. 

Foram deliberadas diretrizes para a produção de um documento sobre a posição da ABEPSS em relação aos 10 anos de EAD no Serviço Social. A proposta é aperfeiçoar o mapeamento sobre a questão do EAD, pensando nos impactos e como a associação passa a investir, junto às demais profissões da área da saúde, para que não haja formação à distância nessa área.

Um projeto que visa a proibição ao incentivo do desenvolvimento e a veiculação de programas de EAD em cursos da área de saúde tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília. Clique aqui e saiba mais.

A presidente da ABEPSS participou de uma audiência pública no dia 08 de agosto de 2017 que debateu sobre a expansão da oferta de cursos superiores a distância na área da saúde, em Brasília. Clique aqui e saiba mais.
 

Graduação 
A reunião ampliada também debateu sobre a graduação e a pós-graduação. 

No âmbito da graduação, a executiva aprovou um documento do Fórum de Supervisão de Estágio. 

“Ele vem sendo construído há algumas gestões da ABEPSS e a atual diretoria está finalizando esse processo. É um documento de orientação para a organização dos fóruns de supervisão de estágio. Ele é importante, já que o fórum tem sido um espaço importante de articulação da categoria e de fortalecimento do estágio supervisionado como eixo central da formação profissional”, destacou Maria.

Ela também destacou o projeto base da "ABEPSS Itinerante" que está pronto. “Circularemos nas regionais até a Oficina Nacional para o aperfeiçoamento do projeto, cuja quarta edição será lançada na nacional”, informou.
 

Pós
No âmbito da pós-graduação também foram fortalecidas as diretrizes sobre a realização dos fóruns regionais de coordenação de pós-graduação.

"A coordenadora nacional de Pós Graduação da ABEPSS, Ana Paula Mauriel, estará fazendo movimentações nos regionais até a Oficina Nacional para discutir a questão da pós, tendo em vista o resultado da quadrienal, que sai dia 15 de setembro. A pauta desses fóruns envolve a quadrienal, a avaliação das publicações da área, a questão da plataforma Sucupira, o documento de cotas na pós-graduação e a construção do processo de substituição da área na Capes", completou a presidente.

Voltar