Notícias

Entidades do Serviço Social realizam reunião com Ufas comunitárias e confessionais

15/02/2023

A partir do encontro, foi criada uma comissão que irá construir um diagnóstico da situação dessas instituições


Diante da situação de precaridade, tanto da formação quanto do trabalho profissional nas universidades comunitárias e confessionais, a ABEPSS e entidades do Serviço Social participaram de uma reunião coletiva com estudantes e docentes dessas instituições de ensino. O encontro ocorreu no dia 9 de fevereiro, de forma online.  

Durante a reunião, foram feitos relatos de preocupação e sofrimento diante das demissões, da precariedade e da flexibilização dos currículos. A presidenta da ABEPSS, Erlenia Sobral, destaca que o processo é complexo, pois há uma importância histórica das universidades católicas. 

Como encaminhamento da reunião, foi criada uma comissão que construirá um diagnóstico da situação das Universidades de Formação (Ufas) confessionais e comunitárias que têm o curso de Serviço Social. O grupo é formado por representantes das entidades do Serviço Social (ABEPSS, Cfess e Enesso) e de universidades católicas de Salvador (BA), de São Paulo (SP) e do estado do Rio Grande do Sul.

“A importância das primeiras escolas de Serviço Social criadas pela Igreja Católica nas décadas de 1930/1940/1950, muitas delas incorporadas posteriormente às universidades católicas (e também às universidades federais), deve ser lembrada nessa conjuntura de crise que ameaça a continuidade de vários cursos de Serviço Social nessas instituições em todas as regiões do Brasil. Responsáveis pela formação das/os primeiros assistentes sociais e pela própria gênese da profissão de Serviço Social, contribuíram, e continuam contribuindo, para a formação graduada e pós-graduada em Serviço Social, impulsionando experiências progressistas no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, comprometidas com as demandas regionais e necessidades sociais dos segmentos mais subalternizados da classe trabalhadora. Por todas essas razões não podemos assistir passivamente ao desmonte da área de Serviço Social em muitas universidades católicas, comunitárias e confessionais que está ocorrendo nesse momento em todo o País”, destacou a  coordenadora do PPG em Serviço Social da PUC-SP, Raquel Raichelis, durante a reunião coletiva. 

Entre as instituições que enfrentam desafios estão a Universidade Católica de Salvador (Ucsal), que em janeiro demitiu cerca de 60 docentes, e as/os profissionais denunciaram  irregularidades referentes à indenização e a falta de um posicionamento transparente da instituição. Além da situação trabalhista, estudantes relataram dificuldades para realizarem matrículas, aumento de alunos por turmas, entre outros. Clique aqui e aqui e saiba mais.

Outro exemplo é o da PUC-RS, que tem avançado com a extinção da graduação e da pós-graduação em Serviço Social. Em 2022, a universidade informou que não seriam mais abertas vagas para os cursos de pós. A ABEPSS inclusive participou, em outubro daquele ano, de um ato na sede da instituição, pela defesa do curso de Serviço Social, que é um dos mais antigos do país (clique aqui e confira). Discentes da pós-graduação também fizeram uma carta aberta contra o processo de extinção do curso (clique aqui e confira). A ABEPSS, o CFESS e os 35 programas de pós-graduação da área de Serviço Social também se manifestaram. Saiba mais sobre a situação.

Voltar