Notícias

Participe da audiência pública promovida pelo MPF-RJ sobre a Capes

17/02/2022

Reunião será na terça-feira, 22, às 13h30, e tratará da distribuição de verbas públicas de pesquisa e os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação


Alô, Serviço Social! O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) realizará uma audiência pública na terça-feira, 22, “para tratar dos critérios de avaliação dos Programas de Pós-Graduação promovidos pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no quadriênio 2017-2020 e seus impactos na distribuição de verbas públicas para financiamento de pesquisas”. A reunião será realizada de forma online, pela plataforma Zoom, às 13h30. 

Em nota, a ABEPSS, enquanto entidade acadêmico-científica e política, convida a todas/os para participarem da audiência pública. A associação destaca ainda que, no ano passado, se posicionou e produziu documentos em defesa da Capes, da ciência, “da pesquisa e da produção de conhecimento crítico com qualidade e de uma avaliação rigorosa com princípios e metodologias democraticamente construídos”. Clique aqui e aqui e confira alguns. 

A Associação também reforça, na nota, a defesa pela continuidade do processo de avaliação quadrienal (2017-2020), construído de forma coletiva por pares da ciência, e rechaça a retomada da antiga avaliação, que é um “retrocesso e uma afronta ao trabalho de milhares de pesquisadores/as, docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação”.  

A ABEPSS também divulga o edital do MPF-RJ que publiciza a audiência pública. No documento, os procuradores da República Jessé Ambrosio dos Santos Júnior e Antonio do Passo Cabral, destacam que um dos objetivos do evento é “obter e tornar públicas as informações dos órgãos envolvidos, no que se refere à paralisação de todos nos programas de pós-graduação nacionais” e “ouvir e registrar as considerações de todos os envolvidos no processo e afetados pela avaliação”.

Conforme o edital, foram convidados para participar da audiência pública a presidente da Capes, representante de Coordenadores de Área  e representante do Ministério da Educação. A reunião é aberta a toda a população, até o limite comportado pela plataforma Zoom, de 500 participantes. O link da reunião será divulgado, conforme o edital, "previamente no site da PR-RJ (http://www.mpf.mp.br/rj)". 

Clique aqui e confira a nota da ABEPSS sobre a audiência pública. 
Clique aqui e confira o edital do MPF-RJ referente à audiência pública. 

Siga a ABEPSS nas redes sociais: 
Instagram: https://www.instagram.com/abepss 
Facebook: https://www.facebook.com/abepss/

Voltar